Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

 

 

   ISSN 0104-4036
e-ISSN 1809-4465

A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em educação, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios.

Os artigos submetidos a revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender ás normas estabelecidas para publicação.

A revista ENSAIO só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos. Ainda deve originar-se de pesquisa cientifica na área de educação. A revista ENSAIO não cobra taxas aos autores. 


Notícias

 

Outubro Rosa 'quanto antes melhor'

 

Não é fácil falar deste tema 'câncer de mama'. Mas é importante destacar que

                          um em cada três casos de câncer
                          pode ser curado se for descoberto
                          logo no início.
(INCA, 2019; Cartilha "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?: 5ª edição revista e atualizada").

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los no início traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.

A informação pode ajudar a salvar vidas.

(INCA, 2019; Cartilha "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?: 5ª edição revista e atualizada").


LEIA MAIS *

* Estatísticas;
* O que aumenta o risco?;
* Como prevenir?;
* Sinais e sintomas;
* Detecção precoce;
* Diagnóstico;
* Tratamento

 
Publicado: 2020-10-01 Mais...
 

Nota de falecimento: Professor Jorge Najjar

 

"Não é o destino que conta mas o caminho." Mia Couto.

Com grande pesar recebemos a notificação do falecimento do professor da Universidade Federal Fluminense Jorge Najjar, no dia 20 de agosto. Professor Jorge assina um artigo sobre os Planos Municipais de Educação disponível em ahed of print no scielo.br/ensaio, previsto para ser publicado na Ensaio 109, a última revista impressa do ano de 2020.

Professor, pesquisador, conselheiro,coordenador de PPG,  membro da diretoria da Anpae, membro da Anped, fórum Estadual de Educação, ANFOPE, Conselho Municipal de Educação (Niterói), professor Jorge vinha lutando contra um câncer. Infelizmente, perdeu esta batalha. Mas, a sua vida dedicada à Educação, não será esquecida por seus alunos, por seus colegas professores e pesquisadores. Nossos sentimentos à sua família. Sua ausência deixará uma imensa saudade.

 
Publicado: 2020-08-24
 

Quer receber a revista Ensaio?

 
Muita gente ainda não sabe, mas....  
Publicado: 2020-02-17 Mais...
 

ORCID: urgente e imprescindível!

 
Aos Autores, Conselheiros ad hoc e membros efetivos do Conselho Editorial e Comitê Consultivo


A revista Ensaio, em consonância com a modernização dos indexadores, no que tange à correta citação dos pesquisadores, adotou o ORCID a partir do segundo semestre 2017, e o tornou obrigatório a partir de 2018, visando identificar os pesquisadores de maneira única.

Para aqueles que não estão familiarizados com este identificador, deixamos aqui um link que expõe tudo o que você deve saber sobre este importante instrumento e, desde já, fazemos um apelo: registre-se no ORCID o quanto antes, edite o seu perfil e insira esta informação na revista Ensaio.

Identificadores e Pesquisa: Fundamentos e Planos do ORCID – Entrevista com Laure Haak

https://blog.scielo.org/blog/2018/05/18/identificadores-e-pesquisa-fundamentos-e-planos-orcid-entrevista-com-laure-haak/#.XkrVw0pv9KI

(Fonte: Blog SciELO em Perspectiva, 2018)


Equipe
Revista Ensaio

 
Publicado: 2020-02-17
 
Outras notícias...