Revista Meta: Avaliação

ISSN: 2175-2753

A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações.


Princípios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o propósito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a ética de sua atuação, a American Evaluation Association (AEA) - Associação Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco princípios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagação Sistemática, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando técnicas apropriadas e comunicando métodos e abordagens com a devida transparência para permitir acesso e crítica.

2.  Competência, no que se refere a demonstrar atuação competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcançar o mais alto nível de desempenho possível.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorções ou indevidas utilizações.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela segurança, dignidade e auto-valorização dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com ética profissional, evitando riscos e prejuízos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possível, o respeito às diferenças e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideração a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder não somente às expectativas mais imediatas, mas também às implicações e repercussões mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informação sempre que necessário.

Indexado em:

  1. Ibict;- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

  2. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  3. Latindex -  Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  4. OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  5. RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

  6. Sumários.org - Base indexadora de periódicos científicos brasileiros da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP)

  7. LivRe! - Portal do CNEN-Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)

  9. EDUBASE – Base de Dados da Faculdade de Educação da UNICAMP (Campinas/SP)

Notícias

 
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v. 8 (2016): Edição Especial - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação

Este Número Especial da Revista Meta: Avaliação aborda o tema meta-avaliação. De início, pode parecer um jogo de palavras, mas é preciso esclarecer o sentido das duas ‘metas’ aqui mencionadas. A Revista tem por finalidade apresentar artigos, estudos e trabalhos no campo da avaliação. Aqui, o termo meta tem origem do Latim e significa alvo, escopo, propósito. Já a meta-avaliação, que designa a avaliação de uma avaliação, buscando-lhe a qualidade, se vale do Grego metá, um prefixo que significa além, transcendência, reflexão crítica sobre. Pode ser ilustrada na composição dos termos metacognição e metalinguagem, ampliando seus significados.

O Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio é responsável pela edição da Revista Meta: Avaliação. Em sua estrutura curricular, possui, dentre as disciplinas eletivas, a Meta-Avaliação. Por intermédio do estudo de metodologias apropriadas a julgar o mérito de avaliações, essa disciplina tem o propósito principal de capacitar os mestrandos na elaboração de estudos meta-avaliativos.

Durante a realização do Mestrado, a elaboração de artigos dos discentes, escritos em coautoria com docentes do Curso, precisa ser publicada. É uma forma de tornar conhecida sua produção acadêmica, divulgando-a a outros cursos de pós-graduação e interessados no campo da avaliação, de forma, também, a poder aperfeiçoar essa atividade por intermédio de críticas e sugestões recebidas. Afinal, esse é um dos papéis da avaliação.

O Número Especial da Revista Meta: Avaliação, agora disponibilizado, apresenta os trabalhos de conclusão da disciplina Meta-Avaliação, escritos no último período letivo de 2015. São nove artigos elaborados pelos mestrandos e docentes responsáveis pela disciplina, que relatam meta-avaliações. Trata-se de uma produção variada pois é fruto da análise de relatórios de avaliação, realizada sobre diferentes programas e projetos. Fazem parte desse conjunto a meta-avaliação dos relatórios de avaliação: do desempenho de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, de auto avaliação de uma instituição de ensino superior e do desempenho de uma universidade, na área da educação; da plataforma do CNPq para deficientes visuais; do Programa Bolsa Família em favelas cariocas, do Programa de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, do Programa Segundo Tempo, na área de programas sócio educacionais; do Programa de Desenvolvimento Rural no continente europeu e dos impactos de tecnologias geradas por projeto da Embrapa, no norte do país, estes dois com foco na área da agricultura.

Considerando tanto os objetos diferenciados, como a utilização de metodologias apropriadas à meta-avaliação, os artigos são verdadeiros exercícios de aplicação de procedimentos – podem ensinar o caminho metodológico de um estudo avaliativo. Por intermédio de seus resultados, podem também servir de referência a futuros estudos de objeto semelhante ou mesma metodologia, ou podem ainda indicar o que não se deve fazer em uma avaliação, se as lacunas encontradas nos estudos meta-avaliados forem evitadas ou contornadas.

Além dessas intenções e possibilidades que este Número Especial contém, a Revista Meta: Avaliação abre espaço para a publicação de conjunto de artigos provenientes deste Mestrado ou de outros cursos de pós-graduação que desejem compor um número para sua produção acadêmica de discentes e docentes. As propostas serão bem-vindas!

 

Ligia Gomes Elliot

Editora

 

Sumário

Estudos e Artigos

Tania Russo Machado, Rosa Maria Chaise, Ligia Gomes Elliot
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1-20
Isabela Braga, Sandra Regina Gonçalves Pimentel, Glauco da Silva Aguiar
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21-36
Cláudia Marques de Oliveira Marins, Mônica Ferreira, Ovidio Orlando Filho
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37-56
Gleilcelene Neri de Brito, Ilza Ferreira da Silva, Ligia Gomes Elliot
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57-73
Carlos Alberto Couto da Silva Junior, Ana Carolina Mendes Barbosa Teixeira, Ovidio Orlando Filho
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74-91
Ana Beatriz Oliveira do Couto Andrade, Glauco da Silva Aguiar
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92-110
Luiz Fernando Corrêa da Silva Cavalcante, Luiz Henrique Pereira Alves, Ligia Gomes Elliot
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111-135
Margareth Braz Ramos, Regina Máximo, Ovidio Orlando Filho
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136-154
Marta Barboza Ribeiro, Conceição Costa Leite Batalha, Glauco da Silva Aguiar
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155-169