Revista Meta: Avaliação

ISSN: 2175-2753

A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações.


Princípios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o propósito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a ética de sua atuação, a American Evaluation Association (AEA) - Associação Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco princípios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagação Sistemática, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando técnicas apropriadas e comunicando métodos e abordagens com a devida transparência para permitir acesso e crítica.

2.  Competência, no que se refere a demonstrar atuação competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcançar o mais alto nível de desempenho possível.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorções ou indevidas utilizações.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela segurança, dignidade e auto-valorização dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com ética profissional, evitando riscos e prejuízos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possível, o respeito às diferenças e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideração a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder não somente às expectativas mais imediatas, mas também às implicações e repercussões mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informação sempre que necessário.

Indexado em:

  1. Ibict;- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

  2. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  3. Latindex -  Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  4. OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  5. RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

  6. Sumários.org - Base indexadora de periódicos científicos brasileiros da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP)

  7. LivRe! - Portal do CNEN-Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)

  9. EDUBASE – Base de Dados da Faculdade de Educação da UNICAMP (Campinas/SP)

Notícias

 
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v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliação

O número 22 da Revista Meta: Avaliação nos traz um pouco do mosaico produzido pela avaliação na área da educação que, por vezes utilizando metodologias de pesquisa, mostra a utilidade de resultados obtidos em estudos sobre temas bastante interessantes.

Preocupados com a temática da eficiência escolar de escolas públicas municipais do ensino fundamental do estado de São Paulo e seus impactos no desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Regalo, Salgado Junior, Novi e Falsarella Junior aplicam metodologia específica destinada a identificar as melhores práticas que contribuíram para se obter um bom desempenho dos alunos.

Rangel, Mocarzel e Pimenta focalizam, em seu artigo, propostas de competências e habilidades que permeiam a avaliação desde o primeiro Exame Nacional do Ensino Médio e como se relacionam nas avaliações e no delineamento do perfil dos candidatos a cursos de ensino superior. O estudo se coloca como um ensaio teórico e representa contribuição para os interessados nas associações entre competências e habilidades e nas reflexões decorrentes.

No âmbito institucional, Paixão e Almeida analisam a percepção sobre o trabalho de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, em um estudo realizado pela Comissão Própria de Avaliação. O foco do estudo foi o confronto entre dados sobre a utilização ideal e a utilização real de práticas pedagógicas docentes, do ponto de vista avaliativo dos alunos.

Ainda no nível da educação superior, a atenção de Mondini, Borges, Floriani, Domingues e Lavarda se voltou para a intenção de os alunos de cursos de graduação a distância utilizarem o ambiente virtual de aprendizagem instalado em uma instituição da região sul. Tanto a qualidade da informação quanto a da qualidade do sistema tiveram papel decisivo na percepção dos benefícios e da satisfação dos usuários.

Dois outros artigos, de cunho analítico, oferecem, aos leitores, revisão de temas sobre a avaliação educacional e sobre políticas públicas assistenciais em universidades federais. O primeiro deles, de Borges, focaliza a produção sobre avaliação educacional publicada nos dois números da Revista Educação e Avaliação, em 1980 e 1981. Consiste em fonte para estudos sobre o estado da arte da avaliação em educação ao identificar, nos 12 artigos analisados, o entendimento sobre avaliação, as funções da avaliação e as experiências dos autores em avaliação.

O segundo artigo, de Lima e Ferreira, se volta para as políticas públicas de assistência estudantil praticadas em 60 Universidades Federais Brasileiras e faz um mapeamento dessas políticas promovidas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil. O atingimento do objetivo do Programa concretiza sua avaliação.

Além dos artigos que normalmente compõem a revista, foi acrescentado um artigo já publicado no periódico The Qualitative Report, com autorização do Editor Chefe. Este artigo é uma tradução de Vasconcelos, de um estudo teórico elaborado por Yazan, professor assistente no Departamento de Currículo e Instrução da Universidade de Alabama. Por sua importância ao abordar autores renomados como Yin, Merriam e Stake, na metodologia qualitativa de estudo de caso aplicada à educação e também utilizada em avaliação, o artigo pretende contribuir, de diversas formas, com pesquisadores e avaliadores interessados no tema.

A nova seção Vale a pena conhecer marca sua primeira presença neste número da Meta:Avaliação. Em separata, divulga os textos que foram base para as apresentações de diferentes professores por ocasião do Seminário Os 50 Anos da Pós-Graduação no Brasil. O seminário, comemorativo da aprovação do Parecer no 977/1965 de autoria do insigne educador Newton Buarque Sucupira, deu origem a atual estrutura dos programas de Pós-Graduação no Brasil. As falas são testemunho das grandes contribuições do Professor Sucupira à educação.

Sumário

Estudos e Artigos

Eduardo Hallak Regalo, Alexandre Pereira Salgado Junior, Juliana Chiaretti Novi, Eduardo Falsarella Junior
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1-28
Mary Rangel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Maria de Fátima Barros Pimenta
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29-47
Roberto Brazileiro Paixão, Bonifácio Chaves de Almeida
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48-68
Vanessa Edy Dagnoni Mondini, Gustavo da Rosa Borges, Ricardo Floriani, Maria José Carvalho de Souza Domingues, Carlos Eduardo Facin Lavarda
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69-91
Regilson Maciel Borges
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92-115
Wandilson Alisson Silva Lima, Liliane Caraciolo Ferreira
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116-148
Bedrettin Yazan, Tradução de Ivar César Oliveira de Vasconcelos
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149-182

Vale a Pena Conhecer

Ligia Elliot, Heitor Gurgulino, Arnaldo Niskier, Fátima C. F. Pinto, Terezinha Saraiva, Sonia Nogueira, Lucia Vilarinho, João Eduardo Oliveira, Maria Judith Sucupira C. Lins
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I-XLV