Revista Meta: Avaliação

ISSN: 2175-2753

A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações.


Princípios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o propósito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a ética de sua atuação, a American Evaluation Association (AEA) - Associação Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco princípios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagação Sistemática, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando técnicas apropriadas e comunicando métodos e abordagens com a devida transparência para permitir acesso e crítica.

2.  Competência, no que se refere a demonstrar atuação competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcançar o mais alto nível de desempenho possível.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorções ou indevidas utilizações.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela segurança, dignidade e auto-valorização dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com ética profissional, evitando riscos e prejuízos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possível, o respeito às diferenças e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideração a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder não somente às expectativas mais imediatas, mas também às implicações e repercussões mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informação sempre que necessário.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  6. Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citação de literatura revisada por pares:periódicos científicos, livros e anais

Notícias

 
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v. 8, n. 23 (2016): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.

O número 23 da Revista Meta: Avaliação é composto por seis artigos de autores filiados a instituições nacionais e dois de autores atuando em instituições de ensino superior estrangeiras. São artigos relacionados ao desenvolvimento da cultura avaliativa, em diferentes contextos.

O primeiro artigo, de Cruz, Taveira e Souza, focalizou a Avaliação Nacional da Alfabetização, especificamente as contribuições voltadas para a avaliação da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização, privilegiando a educação básica em seus primeiros anos escolares.

Os dois artigos seguintes se detiveram no contexto de instituições do ensino superior. Um, de Lima e Melo relata a “avaliação das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil, na percepção de estudantes de baixa condição socioeconômica, matriculados uma universidade pública federal localizada em Belo Horizonte”, enquanto o de Bernardes e Rothen teve por “objetivo identificar quais são os conceitos que fundamentam as pesquisas referentes à Comissão Própria de Avaliação”, em que se destaca “a preocupação com a política pública de avaliação a respeito da forma como o Estado faz apropriação da avaliação regulatória para determinar indicadores de qualidade do ensino a ser ofertado nas instituições de ensino superior”.

 O quarto artigo, de Carvalho, se volta para o processo avaliativo que se desenrola em torno do Projeto Escola, desenvolvido por uma OSCIP denominada Comunidade Educativa Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária. Traz como resultante a construção de uma matriz avaliativa de projeto, passível de utilização por outros interessados.

Com um toque de contemporaneidade, o quinto artigo, de autoria de Marinho, Almeida e Cardoso, trata da “Avaliação da Eficiência Técnica dos Países nos Jogos Olímpicos de Londres/2012”. O estudo precede os recentes Jogos sediados no Rio de Janeiro e oferece uma forma antecipada de ranking dos resultados.

O sexto artigo traz a colaboração de Martínez-Mediano e Díaz, de Espanha, que relatam o julgamento de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, em Centros Educativos da Fundación Escuelas Profesionales de la Sagrada Familia. A metodologia variada traz contribuições interessantes para a área da avaliação.

O sétimo artigo, de Ferreira, tomou a avaliação externa de escolas em Portugal como tema, desvelando determinadas fragilidades e constrangimentos no processo, tendo como principal intenção a superação desses aspectos, com vistas à melhoria dos resultados das escolas.

Finalmente, o oitavo artigo, de Sales e Elliot, apresenta o processo metodológico de elaboração e validação de um instrumento para avaliar empreendimentos de doces gourmet, na perspectiva dos consumidores. Além da validação do instrumento, em diferentes etapas, os resultados trouxeram possibilidades adicionais de melhoria na comercialização dos doces, mantendo o padrão de qualidade.

Sumário

Estudos e Artigos

Magna do Carmo Silva Cruz, Andreza de Santana Taveira, Sara Leite de Souza
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183 - 215
Maria Célia Nogueira Lima, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
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216 - 247
Joelma dos Santos Bernardes, José Carlos Rothen
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248 - 277
Leandro Daniel Santos Carvalho
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278 - 299
Alexandre Marinho, Vívian Vicente de Almeida, Simone de Souza Cardoso
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300 - 325
Catalina Martínez-Mediano, Jorge Antonio Arribas Díaz
326 - 358
Carlos Alberto Ferreira
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359 - 379
Paulo Roberto de Sales, Ligia Gomes Elliot
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380 - 409