Revista Meta: Avaliação

ISSN: 2175-2753

A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações.


Princípios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o propósito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a ética de sua atuação, a American Evaluation Association (AEA) - Associação Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco princípios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagação Sistemática, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando técnicas apropriadas e comunicando métodos e abordagens com a devida transparência para permitir acesso e crítica.

2.  Competência, no que se refere a demonstrar atuação competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcançar o mais alto nível de desempenho possível.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorções ou indevidas utilizações.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela segurança, dignidade e auto-valorização dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com ética profissional, evitando riscos e prejuízos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possível, o respeito às diferenças e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideração a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder não somente às expectativas mais imediatas, mas também às implicações e repercussões mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informação sempre que necessário.

Indexado em:

  1. Ibict;- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

  2. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  3. Latindex -  Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  4. OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  5. RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

  6. Sumários.org - Base indexadora de periódicos científicos brasileiros da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP)

  7. LivRe! - Portal do CNEN-Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)

  9. EDUBASE – Base de Dados da Faculdade de Educação da UNICAMP (Campinas/SP)

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliação

Sumário

Estudos e Artigos

Nilcéia Padilha de Lima, Alisson Padilha de Lima, Iris Lima e Silva, Fabrício Bruno Cardoso, Heron Beresford
PDF
294-305
Jaime Souza Sales Junior, Teresa Cristina Janes Carneiro, Taciana de Lemos Dias
PDF
306-331
Saulo Barbará Oliveira, Biancca Scarpeline Castro, Flávia Cristina Sena
PDF
332-363
Eveline Borges Vilela-Ribeiro, Anna Maria Canavarro Benite
PDF
364-381
Everton Bedin, José Claudio Del Pino
PDF
382-402
Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Jovana de Souza Nunes da Silva
PDF
403-423