Revista Meta: Avaliação

A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações, relacionadas ao campo da avaliação.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  6. Qualis/CAPES - Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasilia, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

  8. Google Scholar

 

 

Scimago

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v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.

O volume 10 da Revista Meta: Avaliacao, em seu número 29, e composto pelo relato de estudos, pesquisas e reflexoes sobre avaliacao ou na area da avaliacao. Foram varias as preocupacoes de seus autores, traduzidas por questoes iniciais, que nortearao a leitura dos interessados.

Os tres primeiros artigos circulam na area de avaliacao escolar. Os tres seguintes se situam na esfera do ensino superior, enquanto os dois posteriores o fazem em relacao à pos-graduacao e à avaliacao da Capes. Os dois últimos tratam da gestao pública e empresarial, respectivamente.

Quais as especificidades do trabalho realizado pela melhor escola pública municipal do Estado do Ceara e que respondem por um dos melhores Indices de Desenvolvimento da Educacao Basica obtidos em 2015, via avaliacao nacional externa? Situada entre as cinco melhores escolas do pais, o estudo revela que tanto o curriculo praticado na escola como o ensino possuem aderencia aos resultados das avaliacoes externas. No entanto, a aprendizagem dos alunos aglutina outros fatores que se encontram associados aos resultados obtidos. Para saber mais, o leitor deve consultar o estudo de Silva e Brasil.

Quais as associacoes entre alunos considerados em risco por seu nivel de compreensao na leitura e fatores relacionados às suas familias e contextos de vida? Do estudo de Vaz e Martins, participaram 82 alunos portugueses e os resultados revelam quais os fatores de risco mais destacados e que podem servir de indicadores para acoes de aperfeicoamento das praticas voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Qual o contexto atual e complexo no qual a avaliacao da aprendizagem escolar se situa? O estudo de Pinho, Vidal e Silva, parte de uma questao norteadora que busca respostas na perspectiva epistemologica da complexidade, ao considerar as dimensoes multifacetadas existentes em cada ser singular e em seu relacionamento com os outros.

O que se “ensina” no Ensino Superior? Este e o titulo do artigo de Dias et al., ao se voltar para a avaliacao de conhecimentos, competencias, valores e atitudes em instituicoes de ensino superior nas areas de Engenharia Civil, Engenharia Eletrotecnica e Engenharia Mecânica, conforme consta dos perfis de competencias tracados para esses cursos, no pais. A relacao entre o desenvolvimento cognitivo dos discentes e o desenvolvimento emocional e atitudinal faz parte dos resultados do estudo.

Como atender à necessidade de se ter e aplicar um instrumento de avaliacao de qualidade para aulas praticas laboratoriais da area da saúde? O processo de construcao e validacao deste instrumento e apresentado por Bastos, Boller e Prado e tem como foco ser “um instrumento de construcao do aprendizado, envolvendo as competencias profissionais” dos estudantes, ao mesmo tempo em que, para os docentes, torna-se o “instrumento de registro [...] do conhecimento, habilidades e atitudes dos estudantes, realizacao de feedbacks e acompanhamento dos fatores de aulas praticas laboratoriais.”

Qual a relacao entre o desempenho academico com as caracteristicas que podem ser observadas e as experiencias estudantis dos discentes de uma Graduacao em Contabilidade? O estudo de Meurer et al. verifica essa relacao em uma instituicao de ensino superior pública no Sul do Brasil, aplicando a tecnica de regressao múltipla aos dados coletados. Os resultados indicam possibilidades de aperfeicoamento das praticas de ensino voltadas para o desempenho academico.

Quem avalia o sistema de controle academico de uma universidade para os Programas de Pos-Graduacao? Na Universidade de Santa Catarina, o estudo de Machado, Jacobsen e Risssi procedeu a essa finalidade, em busca de aspectos positivos e dos que carecem de aperfeicoamento, apos caracterizar as funcionalidades do sistema de controle academico existente.

Quais os dados que permitem conhecer a última Avaliacao Quadrienal da Capes dos Programas da area Interdisciplinar em Engenharia, Tecnologia e Gestao? Quais os criterios aplicados na avaliacao desses Programas? Este foi o foco do estudo de Gualhano, Salles e Hora, utilizando as tecnicas de mineracao de dados que permitiram conhecer os criterios de maior relevância, e de maior impacto na avaliacao.

Quais os melhores e piores portais de gestao pública municipal no Brasil? Ao avaliar a transparencia da gestao pública em portais de 304 municipios brasileiros, o estudo de Cardoso et al. encontra e divulga os tres portais de melhor e os tres de pior desempenho. Alem disso, o estudo indica os fatores relacionados à funcionalidade dos portais que podem colaborar na melhoria da transparencia, beneficiando a sociedade.

Quais seriam as condicoes impulsionadoras ou nao associadas à gestao de custos relativos à organizacao de empresas de servicos e seu relacionamento com clientes? Inserida no tema gestao de custos interorganizacionais, o estudo de Horn, Bonfatti e Raupp avaliou as circunstâncias favoraveis ou inibidoras dessa pratica gestora, dentro de uma empresa de servicos na area de arquitetura. A identificacao de fatores condicionantes revela aspectos levantados pela literatura consultada.

Sumário

Estudos e Artigos

Antônia Bruna da Silva, Cassia Karize de Andrade Brasil
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247-268
Paula Marisa Fortunato Vaz, Ana Paula Loucao Martins
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269-298
Maria Jose de Pinho, Rita de Cassia Castro Vidal, Bruno Leite da Silva
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299-317
Diana Dias, Diana Soares, Claisy Marinho-Araújo, Leandro Silva Almeida
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318-337
Fernanda de Andrade Galliano Daros Bastos, Christian Boller, Maria Rosa Machado Prado
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338-360
Alison Martins Meurer, Daiana Rafaela Pedersini, Ricardo Adriano Antonelli, Iago Franca Lopes, Nayane Thais Krespi Musial
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361-386
Antonio Marcos Machado, Alessandra de Linhares Jacobsen, Mauricio Rissi
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387-416
Mariana Abreu Gualhano, Sergio Augusto Faria Salles, Henrique Rego Monteiro da Hora
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417-442
Luan Lopes Cardoso, Elisete Dahmer Pfitscher, Fabricia Silva da Rosa, Thuine Lopes Cardoso, Camila Brehm da Costa
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443-472
Bernardo Horn, Talitha Roberta Bonfatti, Fabiano Maury Raupp
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473-501