Revista Meta: Avaliação

ISSN: 2175-2753

A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações.


Princípios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o propósito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a ética de sua atuação, a American Evaluation Association (AEA) - Associação Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco princípios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagação Sistemática, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando técnicas apropriadas e comunicando métodos e abordagens com a devida transparência para permitir acesso e crítica.

2.  Competência, no que se refere a demonstrar atuação competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcançar o mais alto nível de desempenho possível.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorções ou indevidas utilizações.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela segurança, dignidade e auto-valorização dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com ética profissional, evitando riscos e prejuízos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possível, o respeito às diferenças e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideração a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder não somente às expectativas mais imediatas, mas também às implicações e repercussões mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informação sempre que necessário.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  6. Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citação de literatura revisada por pares:periódicos científicos, livros e anais

 

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 10, n. 28 (2018): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.

Os artigos divulgados pelo número 28 da Revista Meta: Avaliação percorrem várias áreas do conhecimento como prerrogativa da própria avaliação. A educação é contemplada no nível médio e superior, no campo da aprendizagem, em diferentes matérias curriculares, no estudo da eficiência de políticas públicas. A estatística se faz presente pelo emprego de técnicas e análises que servem de referência a outros estudos. A área da saúde é abordada em experiências específicas, em vários municípios. O relato de experiência de professores e mestrandos em avaliação mostram possibilidades de exploração de artigos na área da avaliação.

Mendes, Nascimento e Costa-Lobo buscaram os efeitos de um Programa de Apoio Curricular entre Pares que contemplou a auto eficácia, a atividade e o rendimento escolar de alunos de Português e Matemática, do 3º ano do Ensino Básico em Portugal. Os resultados trazem interessantes desdobramentos do estudo. 

Com a preocupação de conhecer como a avaliação é conceptualmente compreendida por professores de Biologia, Oliveira, Valle e Avelar afirmam que é necessário explorar as concepções de avaliação dos professores de modo que as práticas considerem os alunos em sua individualidade. 

O artigo de Caporal, Prado, Bini e Boller, de uma instituição de ensino superior do oeste do Paraná, traz importantes elementos da avaliação de questões dissertativas aplicadas a acadêmicos de medicina. Com a utilização de rubricas, o processo de correção das questões revelou-se mais preciso e com maior transparência, atributos indispensáveis na avaliação. 

Na esfera da gestão universitária, as Comissões Próprias de Avaliação desempenham importante papel na avaliação das instituições de ensino superior no país. As conclusões dos autores, Costa, El Hajj e Araújo, sinalizam que as Comissões das instituições incluídas no estudo são consistentes com as normas do Ministério da Educação e cumprem o que a legislação recomenda sobre a auto avaliação das universidades.

Um estudo comparativo sobre a eficiência de políticas públicas para financiar a educação superior no Brasil, Canadá e China foi desenvolvido por Costa e Barbosa, focalizando um período de 10 anos. Os autores analisaram 15 políticas públicas utilizando um índice composto de crescimento anual que considera tanto o investimento feito como o número de estudantes atendidos. Os resultados trazem exemplos de políticas possíveis de serem replicadas. 

Cordeiro, Melo e Fernandes, ao analisarem a utilização da técnica estatística ANOVA em artigos publicados de 2002 e 2016, encontraram, em 40% dos artigos, descrições da técnica sem o detalhamento apresentado pelos demais. A falta de detalhamento impossibilita a replicação das análises, advertem os autores.

Metello Filho e Chaves avaliaram a acessibilidade aos serviços de saúde bucal das equipes de Saúde da Família na zona urbana do município de Jauru, em Mato Grosso, a partir das concepções de acessibilidade organizacional e geográfica. Os resultados indicaram que a organização dos processos de trabalho das equipes precisava ser melhorada, assim como a política visando ao adequado atendimento dos usuários.

Também na área da saúde, Medeiros e Marcolino analisaram a eficiência dos municípios do Rio de Janeiro de forma a indicar os recursos que precisam ser incrementados. Para medir a eficiência, os autores fizeram uso da Análise Envoltória de Dados e para tratar dos recursos, utilizaram regressão logística. 

Um curso de formação profissional, a distância, de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, já em sua 6ª edição, passou por um processo de auto avaliação, descrito por Durli, Archer, Gomes e Cruz. Os autores, ao revelarem o que chamaram de percurso teórico-metodológico do processo de auto avaliação, esperam que outros cursos possam por ele ser orientados. 

A experiência desenvolvida no Mestrado Profissional em Avaliação, da Faculdade Cesgranrio, por discentes e docentes na disciplina Prática de Avaliação, teve origem no projeto de pesquisa O estado da Arte da Avaliação. Reuniu, assim, atividades de investigação e de avaliação que deram origem a um trabalho colaborativo e de autoria compartilhada.

Sumário

Estudos e Artigos

Romina Constante Mendes, Daniela Nascimento, Cristina Costa Lobo
PDF
1-28
Carlos Bruno Cabral de Oliveira, Mariana Guelero do Valle, Brenna Yonarah Santiago Avelar
PDF
29-53
Alana Schirmer Caporal, Maria Rosa Machado Prado, Ivair Rogério Bini, Christian Boller
PDF
54-74
Zaina El Hajj, Barbara Regina Lopes Costa, Richard Medeiros Araujo
PDF
75-105
Danilo de Melo Costa, Francisco Vidal Barbosa
106-138
Emanuel Duarte Cordeiro, Marcio Braga Melo, Sheyla Christine Fernandes
PDF
139-153
Alyrio Metello Filho, Sônia Cristina Lima Chaves
PDF
154-182
Rodrigo de Vasconcellos Viana Medeiros, Valdinei do Amaral Marcolino
PDF
183-210

Relatos de experiências

Zenilde Durli, Aline Battisti Archer, Diego Eller Gomes, Roberto Moraes Cruz
PDF
211-234
Lígia Silva Leite, Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Cláudia Correia do Rêgo Monteiro, Leonardo Ferreira Bezerra, Luciana Snaider Ribeiro
PDF
235-246