Revista Meta: Avaliação

ISSN: 2175-2753

A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações.


Princípios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o propósito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a ética de sua atuação, a American Evaluation Association (AEA) - Associação Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco princípios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagação Sistemática, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando técnicas apropriadas e comunicando métodos e abordagens com a devida transparência para permitir acesso e crítica.

2.  Competência, no que se refere a demonstrar atuação competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcançar o mais alto nível de desempenho possível.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorções ou indevidas utilizações.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela segurança, dignidade e auto-valorização dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com ética profissional, evitando riscos e prejuízos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possível, o respeito às diferenças e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideração a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder não somente às expectativas mais imediatas, mas também às implicações e repercussões mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informação sempre que necessário.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  6. Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citação de literatura revisada por pares:periódicos científicos, livros e anais

Notícias

 
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v. 8, n. 24 (2016): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.

O número 24 da Revista Meta: Avaliação ressalta, novamente, a característica multidisciplinar da avaliação. Os sete artigos que compõem esta edição tratam de temas que vão da área da educação, variando do ensino fundamental ao ensino superior, passando pela área da gestão e planejamento, indo para o campo de instrumentos de avaliação, na educação e na saúde.

O primeiro artigo, de autoria de Ferreira, analisa o plano decenal de educação para o período 2014-2024, no qual se identifica a valorização das avaliações oficiais “como instrumentos de aferição da qualidade da educação”. Assim, as estratégias do Plano Nacional de Educação que contemplam a avaliação são analisadas, com ênfase em programas e documentos legais que as amparam.

O artigo seguinte, de Lima, Fonseca Júnior e Oliveira, apresenta um estudo voltado para a determinação da eficiência do ensino fundamental e de seus condicionantes, nos municípios de Goiás. Para isso, se vale da técnica de análise envoltória de dados e da análise de regressão beta inflacionada, obtendo interessantes resultados.

Focalizando o ensino superior, o artigo de Raasch e Silveira-Martins, e o de Sales Junior, Brasil, Carneiro e Corassa mostram, respectivamente, a preocupação com a procrastinação e o desempenho acadêmico, e com os fatores associados ao fenômeno da evasão que se observa em ascendência. Enquanto o primeiro pode gerar a reflexão sobre ações acadêmicas para os discentes que atendam às necessidades da sociedade, o segundo artigo revela que há fatores antecedentes associados à evasão que precisam ser considerados. O modelo de integração de estudantes, de Tinto, embasou a discussão desses resultados.

O quinto artigo, de Andriola e Araújo, aborda, com pertinência, importantes indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União. São indicadores que têm a função de ajudar os gestores na atividade de planejamento estratégico, que por sua vez resultam da atividade de avaliação institucional.

O sexto artigo é uma colaboração de Elisa Lisi, Docente da Universidade Nacional de Educação à Distância, da Espanha. Ao tratar do portfólio como instrumento de avaliação de competências de estudantes Europeus, a autora amplia as possibilidades de utilização dessa ferramenta, introduzida no processo de tomada de decisão e fortalecendo dessa forma a autonomia dos estudantes.

Ainda na temática de instrumentos de avaliação, o sétimo artigo, de Santos e Oliveira, na área da saúde, se dedica a relatar o processo de obtenção de equivalência semântica de uma ferramenta de Análise de Riscos e Vulnerabilidade, usada em uma instituição hospitalar. As etapas da metodologia utilizada são descritas em detalhe, de modo que o leitor possa entendê-la e adotá-la em ocasião similar. 

Sumário

Estudos e Artigos

Lívia Andrade Ferreira
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410 - 439
Alex Felipe Rodrigues Lima, Sérgio Borges Fonseca Júnior, Guilherme Resende Oliveira
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440 - 462
Michele Raasch, Elvis Silveira-Martins
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463 - 487
Jaime Souza Sales Junior, Gutemberg Hespanha Brasil, Teresa Cristina Janes Carneiro, Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa
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488 - 514
Wagner Bandeira Andriola, Adriana Castro Araújo
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515 - 533
Elisa Gavari Lisi
534 - 547
Elaine Hora Santos, Andreia Ferreira Oliveira
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548 - 568