Revista Meta: Avaliação

A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações, relacionadas ao campo da avaliação.


Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  6. Qualis/CAPES - Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasilia, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

  8. Google Scholar

 

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

2018: Edição Especial nº 2 - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação

A Edição Especial nº 2 da revista eletrônica Meta: Avaliação apresenta como temática Meta-avaliações: exercícios de aplicação. São artigos gerados no Programa de Mestrado Profissional em Avaliação, da Faculdade Cesgranrio, e escritos por mestrandos orientados por docentes, como trabalho final da disciplina obrigatória Meta-Avaliação.

Vale lembrar que a disciplina trata de metodologias específicas para conduzir não só avaliações, mas avaliar projetos de avaliação concluídos, ou seja, realizar meta-avaliações. São avaliações que transcendem a própria avaliação, ao julgar-lhe a qualidade.

No caso da revista, o título se refere à finalidade (meta) que é a área da avaliação. A revista intenciona não apenas veicular trabalhos e estudos dessa área, mas também os trabalhos dos mestrandos do Programa de Mestrado que se responsabiliza pelo periódico. Assim, estamos publicando a segunda Edição Especial que congrega 11 artigos, sendo 10 produzidos no âmbito da disciplina Meta-Avaliação e o último, um Trabalho de Conclusão de Curso de graduanda do Curso Tecnológico Gestão em Avaliação, da primeira turma formada pela Faculdade Cesgranrio, que, por sua qualidade, mereceu ser publicado.

Há uma variedade de áreas, projetos e programas meta-avaliados de acordo com os padrões do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (YARBROUGH et al., 2011), ou com os indicadores da Lista de Verificação de Scriven (2007), ou os critérios organizados por Davidson (2005), e as dimensões e respectivas diretrizes para avaliação para a América Latina e Caribe (RODRIGUEZ BILELLA et al., 2016).

Fica o convite para os leitores interessados e estudiosos da avaliação conhecerem relatórios variados de avaliações empreendidas no campo da educação, da saúde, econômico, empresarial, institucional, social, tendo sido meta-avaliadas por diversos referenciais metodológicos. Essa é mais uma etapa de construção do infindável mosaico da avaliação.

Boa leitura!

Sumário

Estudos e Artigos

Andre Luis Rosario dos Santos, Ovidio Orlando Filho
PDF
1-21
Francisco Jose de Souza, Jurema Santos Souza, Ligia Gomes Elliot, Luci Hildenbrand
PDF
22-42
Flavio Ferreira, Mônica Marques de Oliveira, Glauco da Silva Aguiar
PDF
43-61
Andre Khawaja, Luiz Augusto Passos Salgueiro, Ovidio Orlando Filho
PDF
62-78
Estela Fabiana Missio, Patricia Alves, Luci Hildenbrand
PDF
79-98
Franciane Santos de Sousa, Leticia Maria de Souza Côrtes, Ligia Gomes Elliot
PDF
99-128
Gisele Souza do Amaral, Katia Taucei Perez, Glauco da Silva Aguiar
PDF
129-144
Maria Eny Leandro Picozzi, Nicaulis Costa Conserva, Ligia Gomes Elliot
PDF
145-163
Andrea Regina S. N. Andretti, Maria Beatriz P. P. Costa, Glauco da Silva Aguiar
PDF
164-179
Cristina Vasconcellos Sperle, Karla Rodrigues Simas, Ovidio Orlando Filho
PDF
180-196
Laura Ferreira do Rego Barros, Ligia Gomes Elliot
PDF
197-224