Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no Ensino Medio

Evelise Maria Labatut Portilho, Siderly do Carmo Dahle de Almeida

Resumo


O conhecimento responde a uma necessidade humana de situar-se diante do mundo, sendo, portanto, inerente à humanidade. O presente trabalho visa a explicitar a importância de que a pesquisa escolar elaborada pelos alunos seja realizada de forma etica e sistematica, na busca de promover a construção significativa da aprendizagem, considerando que a mesma propoe atitude processual de investigação diante do desconhecido e dos limites que a natureza e a sociedade nos impoem. A avaliação nesta atividade leva em conta o envolvimento, a participação, a produção do conhecimento, o progresso, a caminhada e qualidade do processo educativo. A pesquisa na qual se fundamenta este artigo foi realizada com alunos e professores do 2º ano do Ensino Medio de uma escola particular e de uma escola pública, ambas localizadas na cidade de Curitiba. Na analise dos dados obtidos foi possivel observar que a pesquisa apresenta-se como uma atividade viavel de educação em ambiente escolar e, ainda, que ha grande influencia da postura do docente na formação do futuro universitario pesquisador. Ressalta que os professores precisam estar conscientes de seu papel de formadores e, por este motivo, e tao importante que se coloquem como estimuladores do processo de ensino aprendizagem que ocorre na escola. Sendo assim, o professor nao pode aceitar uma tarefa de copia como pesquisa e o aluno precisa ter consciencia de que esta pratica nao acrescenta conhecimento algum.

Palavras-chave


Aprendizagem; Conhecimento; Pesquisa; Avaliação

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