v. 10, n. 28 (2018)

Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.

Os artigos divulgados pelo número 28 da Revista Meta: Avaliacao percorrem varias areas do conhecimento como prerrogativa da propria avaliacao. A educacao e contemplada no nivel medio e superior, no campo da aprendizagem, em diferentes materias curriculares, no estudo da eficiencia de politicas públicas. A estatistica se faz presente pelo emprego de tecnicas e analises que servem de referencia a outros estudos. A area da saúde e abordada em experiencias especificas, em varios municipios. O relato de experiencia de professores e mestrandos em avaliacao mostram possibilidades de exploracao de artigos na area da avaliacao.

Mendes, Nascimento e Costa-Lobo buscaram os efeitos de um Programa de Apoio Curricular entre Pares que contemplou a auto eficacia, a atividade e o rendimento escolar de alunos de Portugues e Matematica, do 3º ano do Ensino Basico em Portugal. Os resultados trazem interessantes desdobramentos do estudo. 

Com a preocupacao de conhecer como a avaliacao e conceptualmente compreendida por professores de Biologia, Oliveira, Valle e Avelar afirmam que e necessario explorar as concepcoes de avaliacao dos professores de modo que as praticas considerem os alunos em sua individualidade. 

O artigo de Caporal, Prado, Bini e Boller, de uma instituicao de ensino superior do oeste do Parana, traz importantes elementos da avaliacao de questoes dissertativas aplicadas a academicos de medicina. Com a utilizacao de rubricas, o processo de correcao das questoes revelou-se mais preciso e com maior transparencia, atributos indispensaveis na avaliacao. 

Na esfera da gestao universitaria, as Comissoes Proprias de Avaliacao desempenham importante papel na avaliacao das instituicoes de ensino superior no pais. As conclusoes dos autores, Costa, El Hajj e Araújo, sinalizam que as Comissoes das instituicoes incluidas no estudo sao consistentes com as normas do Ministerio da Educacao e cumprem o que a legislacao recomenda sobre a auto avaliacao das universidades.

Um estudo comparativo sobre a eficiencia de politicas públicas para financiar a educacao superior no Brasil, Canada e China foi desenvolvido por Costa e Barbosa, focalizando um periodo de 10 anos. Os autores analisaram 15 politicas públicas utilizando um indice composto de crescimento anual que considera tanto o investimento feito como o número de estudantes atendidos. Os resultados trazem exemplos de politicas possiveis de serem replicadas. 

Cordeiro, Melo e Fernandes, ao analisarem a utilizacao da tecnica estatistica ANOVA em artigos publicados de 2002 e 2016, encontraram, em 40% dos artigos, descricoes da tecnica sem o detalhamento apresentado pelos demais. A falta de detalhamento impossibilita a replicacao das analises, advertem os autores.

Metello Filho e Chaves avaliaram a acessibilidade aos servicos de saúde bucal das equipes de Saúde da Familia na zona urbana do municipio de Jauru, em Mato Grosso, a partir das concepcoes de acessibilidade organizacional e geografica. Os resultados indicaram que a organizacao dos processos de trabalho das equipes precisava ser melhorada, assim como a politica visando ao adequado atendimento dos usuarios.

Tambem na area da saúde, Medeiros e Marcolino analisaram a eficiencia dos municipios do Rio de Janeiro de forma a indicar os recursos que precisam ser incrementados. Para medir a eficiencia, os autores fizeram uso da Analise Envoltoria de Dados e para tratar dos recursos, utilizaram regressao logistica. 

Um curso de formacao profissional, a distância, de Prevencao dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitacao para Conselheiros e Liderancas Comunitarias, ja em sua 6a edicao, passou por um processo de auto avaliacao, descrito por Durli, Archer, Gomes e Cruz. Os autores, ao revelarem o que chamaram de percurso teorico-metodologico do processo de auto avaliacao, esperam que outros cursos possam por ele ser orientados. 

A experiencia desenvolvida no Mestrado Profissional em Avaliacao, da Faculdade Cesgranrio, por discentes e docentes na disciplina Pratica de Avaliacao, teve origem no projeto de pesquisa O estado da Arte da Avaliacao. Reuniu, assim, atividades de investigacao e de avaliacao que deram origem a um trabalho colaborativo e de autoria compartilhada.

Sumário

Estudos e Artigos

Romina Constante Mendes, Daniela Nascimento, Cristina Costa Lobo
PDF
1-28
Carlos Bruno Cabral de Oliveira, Mariana Guelero do Valle, Brenna Yonarah Santiago Avelar
PDF
29-53
Alana Schirmer Caporal, Maria Rosa Machado Prado, Ivair Rogerio Bini, Christian Boller
PDF
54-74
Zaina El Hajj, Barbara Regina Lopes Costa, Richard Medeiros Araujo
PDF
75-105
Danilo de Melo Costa, Francisco Vidal Barbosa
106-138
Emanuel Duarte Cordeiro, Marcio Braga Melo, Sheyla Christine Fernandes
PDF
139-153
Alyrio Metello Filho, Sônia Cristina Lima Chaves
PDF
154-182
Rodrigo de Vasconcellos Viana Medeiros, Valdinei do Amaral Marcolino
PDF
183-210

Relatos de experiências

Zenilde Durli, Aline Battisti Archer, Diego Eller Gomes, Roberto Moraes Cruz
PDF
211-234
Ligia Silva Leite, Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Claudia Correia do Rego Monteiro, Leonardo Ferreira Bezerra, Luciana Snaider Ribeiro
PDF
235-246