Efeitos do Programa Apoio Curricular Entre Pares na Autoeficácia Percebida, na Afetividade e no Rendimento Escolar
Resumo
A escola constitui-se um local promotor de aprendizagens e conhecimentos. Assim, emerge a necessidade da implementação de acoes educativas que promovam o sucesso escolar. A afetividade e a autoeficácia sao fatores relevantes para o rendimento escolar. Esta investigação pretendeu testar os efeitos da implementação do Apoio Curricular Entre Pares (ACP) ao nivel da autoeficácia percebida, da afetividade e do rendimento escolar nas disciplinas de Portugues e Matematica no 3º ciclo do Ensino Basico Portugues. Foi realizado um estudo quase experimental, com amostra nao probabilistica de 93 estudantes divididos em grupo de ACP (N=45) e Oferta Complementar (OC) (N=48). Para a recolha de dados foram contempladas medidas sociodemograficas e escolares, classificacoes do 1º e do 3º periodo letivos, um instrumento para avaliação da autoeficácia percebida e um instrumento para avaliação da afetividade. Os resultados demonstram que estudantes que frequentam ACP, comparativamente com os que frequentam OC, apresentam maiores niveis de autoeficácia para o sucesso academico, de eficácia autorregulatoria e de aprendizagem autorregulada, bem como melhores classificacoes escolares a Portugues e Matematica. A implementação de ACP contribui para melhores resultados a Matematica ao longo do ano letivo. Pode concluir-se que a implementação da ação educativa ACP e uma mais valia para o ensino no 3º ciclo do Ensino Basico em Portugal, principalmente para a disciplina de Matematica. Sao discutidas implicacoes para a intervencao em contextos educativos, sao anunciadas limitacoes e sao expostas sugestoes para estudos futuros.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1557
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.