Efficiency of public policies for financing higher education: a comparative study among Brazil, Canada and China

Danilo de Melo Costa, Francisco Vidal Barbosa

Resumo


The research performs the evaluation of the main public policies for financing of higher education (HE) in Brazil, Canada and China, between the period from 2003 to 2012, starting from a gap to be explored concerning the proposition of new public policies with a view to potentially subsidize other existing national systems in the globalized world, taking as a basis practices already carried out in other countries. Therefore, it was conceptualized the Brazilian, Canadian and Chinese HE funding. When it comes to the methodological procedures, the study was designed as an exploratory, quantitative and multi-case research, with bibliographical and documentary data collection, in which 15 public policies were statistically analyzed, from the compound annual growth rate (CAGR), taking into account the investment made and the number of students attended in the period, in order to check the efficiency of each policy. The results showed a series of possibilities to promote the advancement of HE worldwide, with examples of policies that can be replicated to other nations, and, therefore, assist them in their development.


Texto completo:

PDF (English)

Referências


ANDRS, Aparecida. O Programa Universidade para Todos (ProUni). Consultoria Legislativa Cmara dos Deputados. Braslia. Jan, 2008.

ANDRES, L.; ADAMUTI-TRACHE, M. University attainment, student loans and adult life course activities. In FINNIE, R.; MUELLER, A.; SWEETMAN, A.; e USHER, A. (Orgs.) Who goes? Who stays? What matters: Accessing and persisting in post-secondary education. Queens School of Policy Studies. Kingston, 2008. p. 239-277.

ARMIJO, L. E. The BRICs Countries (Brazil, Russia, India, and China) as Analytical Category: Mirage or Insight? Asian Perspective, Portland, v. 31 n.4, p. 7-42, 2007.

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatstica aplicada s cincias sociais. 7th. ed. Rev. Florianpolis, SC: Editora da UFSC, 2008.

BID. Empreendedorismo em Economias Emergentes: Criao e Desenvolvimento de Novas Empresas na Amrica Latina e no Leste Asitico. Inter-American Development Bank. Nova York. Maro de 2002.

BRASIL. Decreto n 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturao e Expanso das Universidades Federais: REUNI. Dirio Oficial da Unio. Braslia, 25 de abril de 2007a.

BRASIL. Decreto n 6.095 de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integrao de instituies federais de educao tecnolgica, para fins de constituio dos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia - IFET, no mbito da Rede Federal de Educao Tecnolgica. Dirio Oficial da Unio. Braslia, DF, 25 de abril de 2007b.

BRASIL. Lei n 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica, cria os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, e d outras providncias. Dirio oficial da Unio. Braslia, 30 de dezembro de 2008.

BRASIL. Tribunal de Contas da Unio (TCU). Auditoria operacional no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Relator Ministro Jos Jorge. Braslia. 2009.

BRASIL. Lei n 12.202, de 14 de Janeiro de 2010. Altera a Lei n 10.260, de 12 de Julho de 2001, que dispe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES e da outras providencias. Dirio Oficial da Unio. Braslia, 14 de janeiro de 2010.

CAMPISTA, T.M.N.; BAPTISTA, S.S.; COELHO, M.C.R.; ALMEIDA FILHO, A.J.; XAVIER, M. L. Panorama do Campo da Educao Superior em Enfermagem no Estado do Esprito Santo. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, Vol. 13 (2), p. 256-264. 2009.

CANLEARN. Education Savings for your Child: Canada Education Savings Grant. Disponvel em . Acesso em 29 de Maro de 2013.

CARVALHO, C.H.A.; LOPREATO, F.L.C. Finanas pblicas, renncia fiscal e o PROUNI no governo Lula. Impulso, Piracicaba, v. 16, n. 40, p. 93-104, maio/ago. 2005.

CARVALHO, C.H.A. O PROUNI no governo Lula e o jogo poltico em torno do acesso ao ensino superior. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, Oct. 2006.

CATTANI, D. A. Desigualdades socioeconmicas Brasil/Canad: um estudo a partir dos extremos. Revista Interfaces Brasil/Canad, Porto Alegre, n.6, 2006.

CATANI, A. M.; HEY, A.P.; GILIOLI, R. PROUNI: democratizao do acesso s Instituies de Ensino Superior? Educar em Revista. Curitiba, UFPR, n. 28, p.125 - 140, jul.- dez. 2006.

CERNET. MOE: Survey of the Educational Reform and Development in China. China Education and Research Network. Disponvel em: . Acesso em 2 de Abril de 2013.

CFS. Canadian Federation of Students - Millennium Scholarship Foundation Background. Disponvel em: . Acesso em 29 de Maro de 2013.

CHAPMAN, B. Income contingent loans for higher education: International reforms. Australian National University Centre for Economic Policy Research, Canberra. 2005.

CORBUCCI, P.R. Financiamento e democratizao do acesso educao superior no Brasil: da desero do Estado ao projeto da reforma. Educao & Sociedade, n. 88. vol. 25. Campinas, SP: CEDES, 2004.

COSTA, C. J. Modelos de Educao Superior a Distncia e implementao da Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Informtica na Educao, v. 15, p. 09-16, 2007.

COSTA, D. M.; COSTA, A. M.; BARBOSA, F. V. Financiamento Pblico e Expanso da Educao Superior Federal no Brasil: o Reuni e as Perspectivas para o Reuni 2. Revista Gesto Universitria na Amrica Latina - GUAL, Florianpolis, v. 6, p. 106-127, 2013.

DOURADO, L. F. Polticas e gesto da educao superior distncia: novos marcos regulatrios? Educao e Sociedade, Campinas, v. 29, p. 891-917, 2008.

DUARTE, D. Crdito Educativo. Revista do Centro de Estudos Judicirios (CEJ), Braslia, n 26, p. 5-9. Jul./Set. 2004.

ESDC. Canada Student Loans Program: Annual Report 2012-2013. Employment and Social Development Canada (ESDC). Ottawa, Canad, 2014.

FISHER, D.; RUBENSON, K.; BERNATCHEZ, J.; CLIFT, R.; JONES, G.; LEE, J.; e TROTTIER, C. Federal policy and postsecondary education in Canada. BC: Centre for Policy Studies in Higher Education and Training. Vancouver, 2006.

FRANCO, Leandro Rezende; PIRES, Luciene Lima de Assis. A formao de professores em CEFETs: analisando a Licenciatura em Fsica. XVIII SIMPSIO NACIONAL DE ENSINO DE FSICA, 2009, Esprito Santo. Anais... SBF: Esprito Santo, 26 a 30 jan. 2009.

FREITAS, H. C. L. A (nova) poltica de formao de professores: a prioridade postergada. Revisa Educao &Sociedade. CEDES, v.28, n. 100 especial, p. 1203-1230, out de 2007.

GIL. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. So Paulo: Atlas, 1995.

HAYHOE, Ruth; e ZHA, Qiang. Becoming World Class: Chinese Universities Facing Globalization and Internationalization. Harvard China Review, Cambridge, v.5, n.1, p. 87-92. 2004.

HAYHOE, Ruth; e ZHA, Qiang. The Polytechnic Universities in Chinas Transformation. International Higher Education, Boston, n. 60, p. 11-13. 2010.

HRSDC. Human Resources and Skills Development Canada - Canada Student Grants Program. Disponvel em . Acesso em 29 de Maro de 2013.

LANG, Daniel; ZHA, Qiang. Comparing University: A Case Study between Canada and China. Higher Education Policy, Paris, v.17, n.4, p.339-381, 2004.

LDA, Denise Bessa e MANCEBO, Deise: REUNI: heteronomia e precarizao da universidade e do trabalho docente. Revista Educao e Realidade, Porto Alegre, n. 34, p. 49-64, jan/abr 2009.

LEVIN, Richard C. A Ascenso das Universidades Asiticas. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, n. 2, p. 26-36. 2010.

LIMA, Licnio, AZEVEDO, Mrio L., e CATANI, Afrnio, M. O Processo de Bolonha, avaliao da educao superior e algumas consideraes sobre a universidade nova. Avaliao, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 7-36, mar. 2008.

LEMGRUBER, M. S. Educao distncia: para alm dos caixas eletrnicos. Revista Sinpro-Rio, Rio de Janeiro, v. 02, p. 42-49, 2008.

MAIA, Fabiana B; DANTAS, Lucivalda S. Teixeira; SCHNEIDER, H.N. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a formao superior a distncia: potencialidades e ameaas no cenrio do Estado de Sergipe. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTNCIA (ESUD), 2009, So Luiz. Anais...So Luiz, 2 a 4 de nov. 2009.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Tcnicas de Pesquisa. 2nd. ed. So Paulo: Editora Atlas, 1990.

MEC. REUNI: Reestruturao e Expanso das Universidades Federais Brasileiras. Braslia. 2013a. Disponvel em: . Acesso em: 20 de Fevereiro de 2013.

MEC. PROUNI: Programa Universidade para Todos. Braslia. 2013b. Disponvel em: . Acesso em: 20 de Fevereiro de 2013.

MEC. Universidade Aberta do Brasil. Braslia. 2013c. Disponvel em: . Acesso em: 20 de Fevereiro de 2013.

MEC. Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica. Braslia. 2013d. Disponvel em: . Acesso em: 20 de Fevereiro de 2013.

MENGKUI, Wang. Good Governance in China - A Way Towards Social Harmony: Case Studies by Chinas Rising Leaders. Nova York: China Development Research Foundation (CDRF), 2009.

MIN, Weifang. Higher education financing in east Asia: policy implications for China. In LIN, Justin Yifu; e PLESKOVIC, Boris (Orgs). Annual World Bank Conference on Development Economics - Regional 2008: Higher Education and Development. Washington: World Bank Publications. p. 41-46. 2008.

MOURA, Dante Henrique. Algumas Consideraes Crticas ao Programa de Integrao da Educao Profissional ao Ensino Mdio na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos - PROEJA. In: II COLQUIO INTERNACIONAL DE POLTICAS E PRTICAS CURRICULARES: IMPASSES, TENDNCIAS E PERSPECTIVAS, 2005, Joo Pessoa. Anais... Joo Pessoa, 15 a 19 nov. 2005.

MTCU. OSAP: Ontario Student Assistance Program. Minister of Training, Colleges and Universities. Toronto, Canad, 2014. Disponvel em: . Acesso em 29 de Outubro de 2014.

NAOE, Aline. O desenho educacional que move a inovao na China. Revista Eletrnica de Jornalismo Cientfico, Unicamp, Campinas. 2012.

ONTARIO MINISTRY OF FINANCE. Reaching Higher: the McGuinty government plan for postsecondary education. Toronto: Ministry of Finance, 2005.

OUC. Statistical Bulletin on the Status of the CRTVUs. The Open University of China. Pequim, China. Disponvel em: . Acesso em 6 de Outubro de 2014.

PAULA, C. M. Neoliberalismo e Reestruturao da Educao Superior no Brasil: o REUNI como estratgia do governo Lula e da burguesia brasileira para subordinar a universidade federal lgica do atual estgio de acumulao do capital. 2009. 246 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Programa de Ps-Graduao em Educao, Universidade Federal Fluminense, Niteri, 2009.

ROBERTSON, T. Changing patterns of university finance. Education Quarterly Review, Ottawa. v.9, n.2, p. 9-18, 2003.

SCHNEIDER, Sergio; SCHIMITT, Cludia Job. O uso do mtodo comparativo nas Cincias Sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, 1998.

SEGENREICH, Stella Ceclia Duarte. ProUni e UAB como estratgias de EAD na expanso do ensino superior. Pro-Posies, Campinas, v. 20, n. 2, Ago. 2009.

SGUISSARDI, Valdemar. Educao Superior no Limiar do Novo Sculo Traos internacionais e marcas domsticas. In: ZAINKO, Maria S. e GISI, Maria de Lourdes. (Org.). Polticas e Gesto da Educao Superior. Curitiba: Champagnat; Florianpolis: Insular, p. 195-222, 2003.

SHEN, Hong; LI, Wenli. A Review of the Student Loans Scheme in China. UNESCO Bankgkok: International Institute for Educational Planning. 2003.

SILVA JNIOR, A. F. A formao de professores na rede federal de Educao Profissional e Tecnolgica: o caso da Licenciatura em Espanhol. In: I SEMINRIO DE HISTRIA DO ENSINO DE LNGUAS - 250 ANOS DE PROFISSO DOCENTE E ENSINO DE LNGUAS NO BRASIL, 2009, So Cristvo. Anais...So Cristvo, 3 6 nov. 2009.

STATISTICS CANADA. Education Indicators in Canada: Spending on Postsecondary Education. Ottawa: Tourism and the Centre for Education Statistics Division. 2011.

STATE COUNCIL. Action plan for vitalizing education for the twenty-first century. In: China Education Yearbook. Pequim: Ministry of Education of China, Peoples education press. p. 10716. 1999.

TONEGUTTI, C.A.; MARTINEZ, M. A Universidade Nova, o REUNI e a queda da Universidade Pblica. Curitiba: UFPR. 2007.

UNE. Em defesa da expanso e da valorizao da universidade pblica! Junho de 2008. So Paulo: Unio Nacional dos Estudantes. Disponvel em: . Acesso em: 25 de Maro de 2013.

UNESCO. Education for All: Overcoming inequality: why governance matters. Global Monitoring Report 2009. Reino Unido: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2008.

XAVIER NETO, L. P. O Processo de Ifetizao da Rede Federal de Educao Tecnolgica: Avano Neoliberal e Aes de Resistncia. In: VI SEMINRIO DO TRABALHO: TRABALHO, ECONOMIA E EDUCAO, 2008, Marla. Anais...Marla: Ed. Grafica Massoni, 2008.

ZHA, Qiang. Diversification or Homogenization: How Governments and Markets Have Combined to (Re)Shape Chinese Higher Education in Its Recent Massification Process. Higher Education, v.58 n.1, p.41-58. Estados Unidos: Jstor, 2009.

ZHA, Qiang. Chinas move to mass higher education in a comparative perspective. Compare: A Journal of Comparative and International Education, v.41, n.6, 751-768. Estados Unidos: Springer, 2011a.

ZHA, Qiang. Chapter One: Understanding Chinas Move to Mass Higher Education from a Policy Perspective. In: HAYHOE, Ruth; LI, Jun; LIN, Jing; ZHA, Qiang. Portraits of 21st Century Chinese Universities: In the Move to Mass Higher Education. Comparative Education Research Centre, The University of Hong Kong & Dordrecht. Hong Kong: Springer. 2011b.

ZHA, Qiang. The Study-Abroad Fever among Chinese Students. International Higher Education. Number 69, (Fall 2012), 15-17, Boston, 2012.

ZUIN, A. A. S. Educao a Distncia or Educao Distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educao e Sociedade. Campinas, v. 27, n 96, p. 935-954, out./2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1370



Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.