A Pratica da Avaliação como Instrumento de Colaboração e Autoria dos Discentes

Ligia Silva Leite, Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Claudia Correia do Rego Monteiro, Leonardo Ferreira Bezerra, Luciana Snaider Ribeiro

Resumo


Este artigo aborda uma experiencia desenvolvida no Mestrado Profissional em Avaliação, da Faculdade Cesgranrio, com mestrandos que cursaram a disciplina Pratica de Avaliação, vinculada ao projeto de pesquisa ‘O estado da Arte da Avaliação”. Nesta experiencia, os discentes levantaram artigos voltados para um tema comum, no caso – construção e validação de instrumentos de avaliação, realizaram uma leitura critica dos artigos e apresentaram um parecer critico sobre esses materiais. A experiencia ensejou trabalho colaborativo e autoria. As docentes, orientadoras da pesquisa, consideraram relevante expor as conquistas desses mestrandos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1731



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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