A Pratica da Avaliação como Instrumento de Colaboração e Autoria dos Discentes
Resumo
Este artigo aborda uma experiencia desenvolvida no Mestrado Profissional em Avaliação, da Faculdade Cesgranrio, com mestrandos que cursaram a disciplina Pratica de Avaliação, vinculada ao projeto de pesquisa ‘O estado da Arte da Avaliação”. Nesta experiencia, os discentes levantaram artigos voltados para um tema comum, no caso – construção e validação de instrumentos de avaliação, realizaram uma leitura critica dos artigos e apresentaram um parecer critico sobre esses materiais. A experiencia ensejou trabalho colaborativo e autoria. As docentes, orientadoras da pesquisa, consideraram relevante expor as conquistas desses mestrandos.
Texto completo:
PDFReferências
BERTOLIN, Jlio C. G., MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de. Instrumentos para avaliar disciplinas da modalidade semipresencial: uma proposta baseada em sistemas de indicadores. Avaliacao: Revista da Avaliacao da Educacao Superior (Campinas), vol.15, n.3, p.131-146, 2010. Disponivel em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772010000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>
CONSOLO, Douglas Altamiro. A construcao de um instrumento de avaliacao da proficiencia oral do professor de lingua estrangeira. Trabalhos em linguistica aplicada, vol.43, n.2, p.264-286, 2004. Disponivel em:
DE BEM, Amilton Barreto et al. Validade e confiabilidade de instrumento de avaliacao da docencia sob a otica dos modelos de equacao estrutural. Avaliacao: Revista da Avaliacao da Educacao Superior (Campinas), vol.16, n.2, p.375-401, 2011. Disponivel em: .
ELLIOT, Ligia Gomes (Org.). Instrumento de Avaliacao e Pesquisa: caminhos para construcao e validacao. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
GODOI, K. A, PADOVANI, S. Avaliacao de material didatico digital centrada no usuario: uma investigacao de instrumentos passiveis de utilizacao por professores. Producao. Vol. 19, n. 3, p. 445-457, 2009. Disponivel em: .
GUIMARAES, Sueli Edi Rufini, BZUNECK, Jose Aloyseo, BORUCHOVITCH, Evely. Estilos motivacionais de professores: propriedades psicometricas de um instrumento de avaliacao. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol.19, n.1, p.17-24, 2003. Disponivel em: .
KURCGANT, Paulina, CIAMPONE, Maria Helena Trench, FELLI, Vanda Elisa Andres. Avaliacao de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administracao em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.35, n.4, p.374-380, 2001. Disponivel em: .
QUEIROGA, Fabiana, BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo, MIRANDA, Rodrigo Arajo de. Avaliacao formativa em Psicologia: instrumento para analise de material instrucional. Psicologia: Ciencia e Profissao. Vol. 29, n.4, p.796-811, 2009. Disponivel em: .
RODRIGUES, Claudia M. Cruz et al. Uma proposta de instrumento para avaliacao da educacao a distncia. Ensaio: Avaliacao e Politicas Pblicas em Educacao, vol.22, n.83, p.321-354, 2014. Disponivel em:
SANTOS, Larissa Conceicao dos, VASQUEZ, Oscar C.. A pesquisa de clima organizacional como instrumento de suporte avaliacao nas instituicoes de ensino superior. Avaliacao: Revista da Avaliacao da Educacao Superior (Campinas), vol.17, n.1, p.43-63, 2012. Disponivel em: .
SOUZA, Nadia Aparecida de, BORUCHOVITCH, Evely. Mapa conceitual: seu potencial como instrumento avaliativo. Pro-Posicoes, vol.21, n.3, p.173-192, 2010. Disponivel em: .
STEIN, Lilian Milnitsky et al. A construcao de um instrumento de avaliacao discente de um programa de pos-graduacao. Psico-USF, vol.10, n.2, p.141-147, 2005. Disponivel em: .
VIDOR, Gabriel, FOGLIATTO, Flavio Sanson e CATEN, Carla ten. Construcao de instrumento para avaliacao de cursos de pos-graduacao. Avaliacao: Revista da Avaliacao da Educacao Superior (Campinas), vol. 18, n.1, p.189-199, 2013. Disponivel em: .
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1731
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings
Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.