Padronização da Correcao de Questoes Dissertativas para Professores de Saúde Coletiva do Curso de Medicina em uma Instituicao de Ensino Superior do Oeste do Parana
Resumo
Este trabalho refere-se ao uso de questoes dissertativas como metodo de avaliação, e como sua correcao pode variar entre diferentes avaliadores, resultando em discrepâncias de conceitos. Para evitar tal problematica, e possivel utilizar ferramentas de padronização de correcao, como o rubric. Assim, esse estudo objetivou averiguar se, com o uso da rubrica, a correcao se torna mais clara e homogenea. Para tanto, selecionou-se dez professores de saúde coletiva de uma IES do Oeste do Parana para que realizassem a correcao de uma prova dissertativa aplicada a 33 academicos de medicina. Metade desses professores realizou a correcao pelo metodo tradicional, enquanto os demais corrigiram utilizando o rubric. Apos analise estatistica de comparação, evidenciou-se que a variabilidade das medias pela correcao tradicional foi maior. Nas primeiras questoes as notas sao mais dispares e nas últimas a discrepância diminui, indicando que, com o metodo tradicional, os professores tendem a alterar o rigor no final da correcao. Dessa forma, as rubricas podem tornar o processo de correcao mais preciso e transparente, favorecendo o feedback entre professores e academicos.
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1486
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Principios Norteadores para o Avaliador
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Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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