Um Estudo sobre a Utilização da ANOVA de uma Via na Produção Cientifica na Area de Psicologia

Emanuel Duarte Cordeiro, Marcio Braga Melo, Sheyla Christine Fernandes

Resumo


A ANOVA de uma via e uma tecnica estatistica amplamente utilizada na psicologia. Seu modelo apresenta uma serie de informações necessarias para a melhor compreensao dos criterios adotados em sua execução. Assim, objetivou-se analisar artigos publicados entre 2002 e 2016 considerando a descricao de informações essenciais, como o teste post hoc utilizado e valores F, gl e p, na execução da ANOVA de uma via em um periodico de psicologia. Os resultados indicaram que 60% dos artigos que utilizaram essa tecnica descreveram detalhadamente seus resultados, enquanto 40% apresentaram lacunas nessa descricao. Discute-se que embora o número de artigos que apresentam lacunas na apresentação de seus resultados seja menor que o daqueles que os descrevem detalhadamente, trata-se, ainda, de uma porcentagem elevada. Conclui-se que essas lacunas podem levar a uma impossibilidade de replicação das analises efetuadas, servindo como alerta ao uso de tecnicas estatisticas e à descricao de resultados.

Palavras-chave: ANOVA; Revisao; Descricao de resultados; Psicologia.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1455



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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