Concepcoes de Professores de Biologia sobre Avaliação: um estudo de Caso
Resumo
Este trabalho objetivou analisar as concepcoes de professores de Biologia sobre avaliação, tendo como foco os entendimentos sobre a tematica presentes em seus discursos, bem como identificar as estrategias e instrumentos utilizados. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e foi realizada com os professores de Biologia de uma escola pública, em que os dados foram coletados por meio de observacoes de aulas e entrevistas semiestruturadas com os docentes. Realizou-se analise de conteúdo dos dados obtidos das entrevistas. Foram identificados elementos de concepcao formativa, ainda que elementos somativos tenham prevalecido em alguns entendimentos. Desse modo, trabalhar as concepcoes de avaliação dos professores e imprescindivel para o alcance de práticas avaliativas que favorecam as individualidades dos alunos.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1555
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.