Avaliação da Acessibilidade às Acoes Clinicas em Saúde Bucal na Estrategia Saúde da Familia: um estudo de caso
Resumo
Este estudo avaliou a acessibilidade aos servicos de saúde bucal das equipes de Saúde da Familia na zona urbana do municipio de Jauru (MT), a partir das concepcoes de acessibilidade organizacional e geografica. Foi realizado uma pesquisa avaliativa da acessibilidade atraves de um estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas junto aos profissionais de saúde pertencentes às duas equipes de saúde bucal e usuarios e nao usuarios destes servicos. A triangulação de dados foi conduzida pela observação direta e analise documental. A classificação da acessibilidade na Unidade de Saúde da Familia I foi intermediaria inferior (39%) e a Unidade de saúde da Familia II apresentou uma acessibilidade incipiente (28,9%). Os aspectos estruturais foram determinantes para a definicao da acessibilidade às acoes odontologicas, dentre os quais se destacam: a nao reposicao imediata de insumos odontologicos e os equipamentos existentes em condicoes ruins de funcionamento. No componente do processo de acessibilidade organizacional, a ausencia de acolhimento e de escuta qualificada, forma de acesso a consultas odontologicas somente por meio da equipe de saúde bucal, tempo prolongado entre a marcação da consulta e o atendimento, modelo de atendimento clinico da USF centrado no Tratamento Concluido por individuos foram mais frequentes. A acessibilidade encontrada nas duas ESB indica a necessidade de reorganização dos processos de trabalho dessas equipes, junto a uma polotoca especifica, que formule protocolos locais em consonância com as necessidades dos usuarios.
Palavras-chave: Saúde da Familia. Avaliação de servicos de saúde. Acesso aos servicos de saúde.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1576
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.