v. 8, n. 23 (2016)

Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.

O número 23 da Revista Meta: Avaliação e composto por seis artigos de autores filiados a instituicoes nacionais e dois de autores atuando em instituicoes de ensino superior estrangeiras. Sao artigos relacionados ao desenvolvimento da cultura avaliativa, em diferentes contextos.

O primeiro artigo, de Cruz, Taveira e Souza, focalizou a Avaliacao Nacional da Alfabetizacao, especificamente as contribuicoes voltadas para a avaliacao da aprendizagem no Ciclo de Alfabetizacao, privilegiando a educacao basica em seus primeiros anos escolares.

Os dois artigos seguintes se detiveram no contexto de instituicoes do ensino superior. Um, de Lima e Melo relata a “avaliacao das acoes do Programa Nacional de Assistencia Estudantil, na percepcao de estudantes de baixa condicao socioeconômica, matriculados uma universidade pública federal localizada em Belo Horizonte”, enquanto o de Bernardes e Rothen teve por “objetivo identificar quais sao os conceitos que fundamentam as pesquisas referentes à Comissao Propria de Avaliacao”, em que se destaca “a preocupacao com a politica pública de avaliacao a respeito da forma como o Estado faz apropriacao da avaliacao regulatoria para determinar indicadores de qualidade do ensino a ser ofertado nas instituicoes de ensino superior”.

 O quarto artigo, de Carvalho, se volta para o processo avaliativo que se desenrola em torno do Projeto Escola, desenvolvido por uma OSCIP denominada Comunidade Educativa Centro de Educacao e Documentacao para Acao Comunitaria. Traz como resultante a construcao de uma matriz avaliativa de projeto, passivel de utilizacao por outros interessados.

Com um toque de contemporaneidade, o quinto artigo, de autoria de Marinho, Almeida e Cardoso, trata da “Avaliacao da Eficiencia Tecnica dos Paises nos Jogos Olimpicos de Londres/2012”. O estudo precede os recentes Jogos sediados no Rio de Janeiro e oferece uma forma antecipada de ranking dos resultados.

O sexto artigo traz a colaboracao de Martinez-Mediano e Diaz, de Espanha, que relatam o julgamento de um Sistema de Gestao da Qualidade ISO 9001, em Centros Educativos da Fundacion Escuelas Profesionales de la Sagrada Familia. A metodologia variada traz contribuicoes interessantes para a area da avaliacao.

O setimo artigo, de Ferreira, tomou a avaliacao externa de escolas em Portugal como tema, desvelando determinadas fragilidades e constrangimentos no processo, tendo como principal intencao a superacao desses aspectos, com vistas à melhoria dos resultados das escolas.

Finalmente, o oitavo artigo, de Sales e Elliot, apresenta o processo metodologico de elaboracao e validacao de um instrumento para avaliar empreendimentos de doces gourmet, na perspectiva dos consumidores. Alem da validacao do instrumento, em diferentes etapas, os resultados trouxeram possibilidades adicionais de melhoria na comercializacao dos doces, mantendo o padrao de qualidade.

Sumário

Estudos e Artigos

Magna do Carmo Silva Cruz, Andreza de Santana Taveira, Sara Leite de Souza
183 - 215
Maria Celia Nogueira Lima, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
216 - 247
Joelma dos Santos Bernardes, Jose Carlos Rothen
248 - 277
Leandro Daniel Santos Carvalho
278 - 299
Alexandre Marinho, Vivian Vicente de Almeida, Simone de Souza Cardoso
300 - 325
Catalina Martinez-Mediano, Jorge Antonio Arribas Diaz
326 - 358
Carlos Alberto Ferreira
359 - 379
Paulo Roberto de Sales, Ligia Gomes Elliot
380 - 409