Processo Avaliativo do Projeto Escola: reflexoes sobre o desenvolvimento de uma cultura avaliativa na Comunidade Educativa CEDAC
Resumo
Tendo como pressuposto a demanda atual do terceiro setor por avaliação de projetos e programas sociais e a importância da disseminação de experiencias de processos avaliativos realizados neste âmbito, o presente artigo propoe uma reflexão critica sobre a experiencia da OSCIP Comunidade Educativa CEDAC na realização da avaliação de um de seus projetos, em 2013. Lancando luz às peculiaridades desta experiencia, que aliou a construção de uma avaliação do projeto à formação de um grupo de pessoas da CE CEDAC nesta area, o texto buscou evidenciar quais foram os principais obstaculos e aprendizados construidos durante e apos a realização deste processo avaliativo.
Referências
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i23.959
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.