O campo da Avaliação da Educação Superior: foco na Comissao Propria de Avaliação

Joelma dos Santos Bernardes, Jose Carlos Rothen

Resumo


O artigo tem o objetivo de identificar quais sao os conceitos que fundamentam as pesquisas referentes à Comissao Propria de Avaliação. A partir de uma analise bibliometrica chegou-se a sete eixos conceituais para analise qualitativo-descritiva. Conclui-se que existe uma preocupação entre os pesquisadores do campo da avaliação da educação superior com a politica pública de avaliação a respeito da forma como o Estado faz apropriação da avaliação regulatoria para determinar indicadores de qualidade do ensino a ser ofertado nas instituicoes de ensino superior. As Comissoes Proprias de Avaliação que buscam conduzir e sistematizar autoavaliação na perspectiva emancipatoria tem um grande desafio, que e estabelecer a cultura de avaliação na realidade institucional diante do controle e da regulação do Estado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i23.991



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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