Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuicoes deste Instrumento na Percepcao de Gestores e Professores

Magna do Carmo Silva Cruz, Andreza de Santana Taveira, Sara Leite de Souza

Resumo


A pesquisa buscou investigar a concepcao dos professores e gestores sobre o instrumento Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e suas possiveis contribuicoes na organização da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. Os procedimentos adotados foram (i) a entrevista semiestruturada com 08 professoras do 3º ano do ciclo de alfabetização e as gestoras de suas escolas e (ii) a analise documental dos documentos oficiais da ANA. A analise revelou que os documentos norteadores da ANA adotam a perspectiva de avaliação formativa. Professores e gestores indicam perceber a prova enquanto instrumento diagnostico da situação escolar que contribui para a democratização do ensino. Porem, ficou evidenciado nao haver preparação para aplicação dessa avaliação. Apenas um pequeno percentual das gestoras diz ter feito este movimento na escola. Averiguou-se, ainda, que as professoras nao dominam os objetivos do instrumento avaliativo, apesar de ressaltarem a contribuicao do instrumento para a sua pratica.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i23.1018



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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