v. 13, n. 41 (2021)

REVISTA META: AVALIAÇÃO OUT./DEZ.

Os artigos iniciais que compõem o quarto número de 2021 da revista Meta: Avaliação abordam temas que vão desde a criação e consolidação do sistema de avaliação da educação básica no Brasil (LEMOS; SOLIGO, 2021), passam pela análise da participação de escolas públicas de ensino médio de Porto Alegre no Exame Nacional do Ensino Médio (SANTOS; BONA; FELIN; CAREGNATO, 2021), e verificam qual o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática, valendo-se de dados de pesquisa específica e utilizando a Modelagem de Equações Estruturais (MATOS; RODRIGUES; LEITE, 2021).

Prosseguindo, o foco se volta para as relações entre processos de avaliação formativa e os pressupostos da aprendizagem significativa, indicando possibilidades para que se dê um processo de ensino aprendizagem efetivo (SOUZA, 2021). Ainda tratando de instrumentos de avaliação formativa, é analisado o website Socrative em suas principais dimensões (OLIVEIRA; TORRENTES, 2021) e também apresentada a validação de um instrumento, o Questionário de Utilidade das Redes Sociais e o Smartphone, destinado a levantar a percepção de professores sobre sua possibilidade educativa em propostas formativas (FANDOS-IGADO; TAMARIT; ASENCIO; ORTEGA, 2021).

A aplicação de um método de diagnose em saúde foi abordada no artigo seguinte, em três unidades de emergência em São Paulo, recomendando, por seus resultados, a criação de um sistema de gerenciamento estratégico e a implementação de componentes da abordagem denominada Lean Healthcare (SANTOS; CALADO; ORLANDO FILHO; BOURGUIGNON, 2021).

A Secretaria Acadêmica de uma universidade federal foi objeto do artigo que destacou e avaliou a importância do papel institucional que a Secretaria possui para os estudantes universitários, que procuram seus serviços e buscam as informações necessárias à vida acadêmica, desde o ingresso até a conclusão do curso, culminando com a colação de grau (OLIVEIRA; ELLIOT, 2021).

De interesse para os autores acadêmicos, o próximo artigo trata da utilização do índice h para avaliar pesquisadores por meio de suas publicações. As análises estatísticas incluíram três periódicos na área de gestão de projetos com maiores índices de citações em bases científicas Web of Science e Scopus. Uma correspondência entre as avaliações dos autores e dos periódicos indicou que pesquisadores que obtiveram maior índice h publicam em revistas com melhores avaliações (VIEIRA; SOUZA; LUCAS; MELLO, 2021).

O último artigo deste exemplar da Meta: Avaliação focaliza as tensões e tendências encontradas na avaliação da educação superior, a partir de uma reflexão crítica dos avanços do neoliberalismo no Brasil com as mudanças nas políticas avaliativas desse nível da educação brasileira. Os riscos de adotar orientações neoliberais levam à constatação de que a avaliação é utilizada com a função de prestação de contas ao estado, o que colabora com a mercantilização de educação superior, frisam os autores (ALMEIDA; SILVA, 2021).

Que os leitores aproveitem a leitura dos artigos deste número. Até 2022!

Sumário

Estudos e Artigos

Daniele Franchini de Lemos, Valdecir Soligo
PDF
747-772
Harlon Romariz Rabelo Santos, Bárbara Donida de Bona, Lourenço Brito Felin, Célia Elizabete Caregnato
PDF
773-794
Daniel Abud Seabra Matos, Erica Castilho Rodrigues, Walter Lana Leite
PDF
795-818
Graziela Ferreira de Souza
PDF
819-839
Luana Rodrigues de Souza Oliveira, Greice Castela Torrentes
PDF
840-859
Manuel Fandos-Igado, Consuelo García Tamarit, Enrique Navarro Asencio, Mónica Gutiérrez Ortega
860-883
Alexandre Beraldi Santos, Robisom Damasceno Calado, Ovidio Orlando Filho, Saulo Cabral Bourguignon
884-900
Ligia Gomes Elliot, Monica Fontoura de Oliveira
PDF
901-923
Guilherme Araujo Vieira, Luciano Azevedo de Souza, Felipe Fortuna Lucas, João Carlos Correia Baptista Soares de Mello
PDF
924-943
Aline Almeida, Yara Fonseca de Oliveira Silva
PDF
944-959