Application of the enterprise diagnosis method in healthcare: an evaluation study in three emergency care units in the state of São Paulo - Brazil

Alexandre Beraldi Santos, Robisom Damasceno Calado, Ovidio Orlando Filho, Saulo Cabral Bourguignon

Resumo


The study aimed to evaluate the level of organizational maturity in three Emergency Care Units in a city in the interior of the state of São Paulo – Brazil. For this, Enterprise Diagnostic Method in Health (MDE-S) was used, an approach to study and qualify the organizational level and maturity that has as its fundamental characteristic to provide a cycle of continuous improvement in the organization. Among its results, the need for greater investment in knowledge and application of public health management tools by the administrations of the evaluated units was demonstrated. It was recommended the creation of a strategic management system and implementation of goals and guidelines based on the Lean Healthcare approach, called Hoshin Kanri.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3755



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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