O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior

Aline Almeida, Yara Fonseca de Oliveira Silva

Resumo


Este estudo objetiva empreender uma reflexão crítica dos avanços do neoliberalismo no Brasil com as mudanças nas políticas avaliativas da educação superior. Questiona-se quais são as relações entre as políticas educacionais e as questões do mercado capitalista e o status do país como Estado Avaliador. Realizou-se um levantamento bibliográfico com base em autores como Afonso, Dias Sobrinho e Paulani. Os resultados sinalizam os riscos de como a avaliação da educação superior tem sido alinhada às orientações neoliberais, sendo usada para regular, classificar e ranquear as instituições. Conclui-se que o sistema de avaliação recai na lógica comandada pelos governos neoliberais em que a avaliação é usada com a função de prestação de contas ao estado, contribuindo cada vez mais com a mercantilização da educação superior.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3585



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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