Efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática

Daniel Abud Seabra Matos, Erica Castilho Rodrigues, Walter Lana Leite

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática, considerando como variável mediadora o tipo de escola (pública ou particular). A base de dados foi a pesquisa Geres. Utilizamos Modelagem de Equações Estruturais, juntamente com o método cluster-robust standard errors. Usamos as variáveis: NSE, sexo, raça, proficiência em matemática e tipo de escola. Em quatro dos cinco modelos ajustados, o efeito indireto foi significativo a um nível de 5% e todos apresentaram sinal positivo. Em quatro modelos, aconteceu uma mediação completa, na qual não existe efeito direto, apenas o efeito indireto (o efeito do NSE só se manifestou por meio do tipo de escola). Apesar de o NSE ter uma forte associação com o desempenho dos alunos, grande parte dessa relação parece acontecer por meio do tipo de escola.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. C.; DALBEN, A.; FREITAS, L. C. O Ideb: limites e ilusões de uma política educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 125, p. 1153-1174, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/FGHLWhm47PZpFSHWNxs5GLM/?format=pdf. Acesso em: 2 ago. 2021.

ALVES, L. et al. Seleção velada em escolas públicas: práticas, processos e princípios geradores. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 1, p. 137-152, mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/czLZ45CdP4tMryzwzvcD6Bh/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 2 ago. 2021.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, v. 15, n. 1, p. 1-30, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/op/a/ZPqgk8hQZ4hwFMMknJf6pnQ/?lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2021.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, v. 45, p. 25–58, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/YQbr5ZSkZNdFkkDMCrp948t/?lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2021.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/PkVXrTbnCJDktQxLZNK7dDj/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 2 ago. 2021.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F.; XAVIER, F. P. O Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica Brasileiras. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 7. 2013, Brasília. Anais [...] Brasília: ABAVE, 2013.

BROOKE, N.; BONAMINO, A. (Eds.). GERES 2005: razões e resultados de uma pesquisa longitudinal sobre eficácia escolar. Rio de Janeiro: Walprint, 2011.

BROOKE, N. et al. Modelagem do crescimento da aprendizagem nos anos iniciais com dados longitudinais da pesquisa GERES. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 1, p. 77-94, mar. 2014. Disponível em: https: www.scielo.br/j/ep/a/YyjsPWdHbMYs5hQHNc3VGjf/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 2 ago. 2021.

CAMERON, A. C.; MILLER, D. L. A practitioner’s guide to cluster-robust inference. Journal of Human Resources, [s. l.], v. 50, n. 2, p. 317-372, 2015. Disponível em: http://cameron.econ.ucdavis.edu/research/Cameron_Miller_JHR_2015_February.pdf. Acesso em: 2 ago. 2021.

COSTA, M.; BARTHOLO, T. L. Padrões de segregação escolar no brasil: um estudo comparativo entre capitais do país. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1183–1203, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/4SnRBwq5V8TFnsmYmywhyTF/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 2 ago. 2021.

DALBEN, A. Fatores associados à proficiência em leitura e matemática: uma aplicação do modelo linear hierárquico com dados longitudinais do projeto GERES. 2014. 482 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253935/1/Dalben_Adilson_D.pdf. Acesso em: 2 ago. 2021.

DUARTE, N. S. O impacto da pobreza no Ideb: um estudo multinível. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 237, p. 343-363, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/9rCJD4RtTJm5F8qVYfBc4SM/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 2 ago. 2021.

ERNICA, M.; BATISTA, A. A. G. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 640-666, ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ZfKXfNYDspZSkbzQpmGkJVD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2021.

FAN, X.; SIVO, S. A. Sensitivity of fit indices to model misspecification and model types. Multivariate Behavioral Research, London, v. 42, n. 3, p. 509-529, 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00273170701382864. Acesso em: 2 ago. 2021.

FERRÃO, M. E.; FERNANDES, C. O efeito-escola e a mudança: dá para mudar? Evidências da investigação Brasileira. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Efícacia y Cambio en Educación, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2003. Disponível em: https://revistas.uam.es/reice/article/view/5343. Acesso em: 2 ago. 2021.

FERRÃO, M. E.; COSTA, P. M.; MATOS, D. A. S. The relevance of the school socioeconomic composition and school proportion of repeaters on grade repetition in Brazil: a multilevel logistic model of PISA 2012. Large-scale Assess Educ., [s.l.], v. 5, n. 7, 2017. Disponível em: https://largescaleassessmentsineducation.springeropen.com/articles/10.1186/s40536-017-0036-8. Acesso em: 2 ago. 2021.

FRANCO, A. M. P.; MENEZES FILHO, N. A. Os Determinantes do Aprendizado com Dados de um Painel de Escolas do SAEB. Economia Aplicada, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 525-548, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/139785. Acesso em: 02 de ago. 2021.

GANZEBOOM, H. B. G.; DE GRAAF, P. M.; TREIMAN, D. J. A standard international socio-economic index of occupational status. Social Science Research, Amsterdam, v. 21, n. 1, p. 1-56, 1992. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0049089X9290017B. Acesso em: 2 ago. 2021.

HU, L.; BENTLER, P. M. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 1-55, 1999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10705519909540118. Acesso em: 2 ago. 2021.

KLEM, L. Structural equation modeling. In: GRIMM, L. G.; YARNOLD, P. R. (org.). Reading and Understanding More Multivariate Statistics. Washington: APA, 2000. p. 227-260.

MATIAS, N. C. F. Relações entre nível socioeconômico, atividades extracurriculares e alfabetização. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 3, p. 567-578, jul. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/NTQyrD9mbT6qGbpvNCCd63f/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2021.

MATOS, D. A. S. et al. Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 1, p. 33-54, abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/DP4FLCqqxBq7tj9JFNGfw5y/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2021.

MCNEISH, D.; STAPLETON, L. M.; SILVERMAN, R. D. On the unnecessary ubiquity of hierarchical linear modeling. Psychological Methods, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 114-140, 2017. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/On-the-Unnecessary-Ubiquity-of-Hierarchical-Linear-McNeish-Stapleton/e417b917df4914e73e345c33b92889796bfa3943. Acesso em: 2 ago. 2021.

NOGUEIRA, M. A. No fio da navalha: a (nova) classe média brasileira e sua opção pela escola particular. In: ROMANELLI, G.; NOGUEIRA, M. A.; ZAGO, N. (org.). Família & escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 109-130.

OLIVEIRA, L. H. G.; BONAMINO, A. Efeitos diferenciados de práticas pedagógicas no aprendizado das habilidades de leitura. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 415-435, jun. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3995/399541532007.pdf. Acesso em: 2 ago. 2021.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT: PISA 2012. Technical Report. Paris, 2014. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/PISA-2012-technical-report-final.pdf. Acesso em: 2 ago. 2021.

RUCKER, D. D. et al. Mediation analysis in social psychology: Current practices and new recommendations. Social and Personality Psychology Compass, [s. l.], v. 5, n. 6, p. 359-371, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1751-9004.2011.00355.x. Acesso em: 2 ago. 2021.

SILVA, N. V.; HASENBALG, C. Recursos familiares e transições educacionais. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, p. 67-76, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/CbBgghFhp97bgGfFCPbVnwx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 2 ago. 2021.

SIRIN, S. R. Socioeconomic status and academic achievement: a meta-analytic review of research. Review of educational research, [s. l.], v. 75, n. 3, p. 417-453, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235356240_Socioeconomic_Status_and_Academic_Achievement_A_Meta-Analytic_Review_of_Research. Acesso em: 2 ago. 2021.

SPEYBROECK, S. et al. The role of teachers' expectations in the association between children's SES and performance in kindergarten: A moderated mediation analysis. PloS ONE, [s. l.], v. 7, n. 4, p. e34502, 2012. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371%2Fjournal.pone.0034502. Acesso em: 2 ago. 2021.

SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. M. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Dados, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, p. 1-23, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/Qj6FYy5qTYrZRfVmvFcP9HM/?lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2021.

SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G. Escolas de ensino fundamental: contextualização dos resultados. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 145-158, 2013. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/268. Acesso em: 2 ago. 2021.

SOARES, T. M. Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicos. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 83-112, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pope/a/PTwTYngCFf655TGxXT8M9tf/?lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2021.

SOBEL, M. E. Asymptotic confidence intervals for indirect effects in structural equation models. In: LEINHARDT, S. (org.). Sociological Methodology. Washington: American Sociological Association, 1982. p. 290-312.

WHITE, K. R. The relation between socioeconomic status and academic achievement. Psychological bulletin, Washington, v. 91, n. 3, p. 461-481, 1982. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1982-24392-001. Acesso em: 2 ago. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3499



Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.