v. 13, n. 39 (2021)

Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.

          Felizmente, os tempos de pandemia não representaram restrição para a publicação de artigos na Revista Meta: Avaliação. O atual nº 39, volume 13 de 2021, oferece, aos leitores, estudos atuais, temas relevantes e metodologias variadas. Três artigos foram submetidos no idioma espanhol, um em inglês e os seis restantes em português, todos de origens institucionais diversas. Esta é uma pequena amostra do alcance nacional e internacional da Meta: Avaliação ao divulgar a produção selecionada por meio de um processo de revisão por pares.

        Há temas relacionados às crenças de professores sobre a avaliação e a repetência na escola pública obrigatória em Portugal, à avaliação do ensino fundamental nos municípios cearenses, à comparação do ensino de Colégios Militares e Escolas de Aplicação, à autoavaliação da aprendizagem em curso técnico, à estratégias para avaliar as práticas profissionais em Arquivologia, ao desenvolvimento de criatividade em curso de graduação em Design, à percepção de docentes do ensino superior sobre as competências para o ensino e a pesquisa, à satisfação de alunos de pós-graduação sobre o Sistema Internacional de Informação Nuclear, à avaliação de programa de Biodiversidade e Cultura em Parque Nacional espanhol, ao gerenciamento dos resíduos sólidos nos municípios brasileiros. 

          O estudo de Cipriano e Martins utilizou procedimentos metodológicos que permitiram focalizar as crenças e as práticas de professores portugueses sobre a repetência, embora em desacordo com as políticas educacionais do país e as recomendações científicas. O estudo, circunscrito a um grupo focal, concluiu que as crenças pessoais têm impacto na prática docente e infelizmente ultrapassam as políticas e as recomendações mencionadas.

          Oliveira, Costa e Vidal contemplaram o tema avaliação educacional por intermédio de um survey junto a 184 Secretarias Municipais de Educação do Ceará. A caracterização das iniciativas identificou alguns pontos positivos como o foco em Língua Portuguesa e Matemática para os 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, o envio de relatórios detalhados às escolas, a atuação das equipes municipais, e a associação de resultados a algum bônus ou premiação. Esses são aspectos que contribuem para a ampliação e a consolidação da cultura da avaliação.

          As escolas federais – Colégios Militares e Escolas de Aplicação – tiveram sua eficiência comparada no estudo de Barbosa e Nunes, no período de 2016 a 2019. O primeiro tipo de instituição faz parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, mas a despeito da intenção do Programa, as Escolas de Aplicação, normalmente vinculadas a instituições de ensino superior, se mostraram mais eficientes em cada um dos quatro anos do estudo.

          A autoavaliação como instrumento do processo de aprendizagem de língua estrangeira em um curso Técnico em Agropecuária fez parte de um projeto que adotou tecnologias para edição e produção de materiais audiovisuais. A autoavaliação esteve presente ao final de cada unidade didática. Os resultados mostraram o favorecimento da autonomia dos alunos e ainda auxiliaram o professor a considerar as necessidades surgidas durante o processo pedagógico.

          Martendal e Alegre, da Argentina, conduziram um estudo de caso sobre estratégias de avaliação das práticas profissionais na graduação em Arquivologia, da Universidade Nacional do Nordeste. A elaboração de Projetos e o Exame Clínico Estruturado Objetivo foram propostos como estratégias avaliativas que retrataram o contexto multidimensional das práticas em Arquivologia, e as competências do perfil profissional buscado.

          Pederiva e Boff se voltaram para o estudo da criatividade em uma graduação em Design, em estudantes do início e final do curso. Os resultados do Teste de Torrance foram tratados estatisticamente e 9, dos 15 indicadores de criatividade avaliados, apresentaram diferença significativa, ou seja, levaram a supor que o curso traz ganhos à criatividade dos alunos.

          As competências necessárias ao professor de ensino superior para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa foram objeto do estudo de Tauffer, Costa, Gallon e Pessotto. O estudo focalizou instituições particulares de Ensino Superior e obteve retorno de 93 docentes que indicaram as cinco competências mais relevantes a cada tipo de atividade. O estudo reúne contribuições para o aperfeiçoamento das mencionadas atividades a essas instituições e outras interessadas.

          No nível da pós-graduação, em âmbito nacional, o estudo de Negri Ferreira e Orlando Filho avaliou a satisfação de alunos dos cursos oferecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear no que respeita o Sistema Internacional de Informação Nuclear. Focalizou as categorias funcionalidades gerais do sistema e recuperação da informação, a primeira atingindo nível médio de satisfação e a segunda, alto nível. Desse modo, existe a possibilidade de aperfeiçoar aspectos importantes que precisam atender melhor os consumidores do sistema.

          Da Espanha, o estudo de Héras Pérez, Gómez, Palacios e Bernal avaliou as relações que existem no Programa Doñana, Biodiversidade e Cultura, desenvolvido pelo Colégio Marisma de Hinojos e que envolve gestores e guias públicos do Parque. Os respondentes destacaram a importância do marco socioidentitário, o pensamento crítico e as relações socioafetivas com o território.

          Tratando de um tema ambiental de extrema importância como a criação de aterros sanitários em municípios brasileiros, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Oliveira, Veloso, Maximiano e Ribeiro utilizaram dados secundários dos municípios e estatísticas adequadas. Os resultados mostraram que os municípios que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano Municipal mais alto são os que têm mais possibilidade de criar os aterros e que uma população bem informada e consciente tem mais chance de fiscalizar a gestão pública.

          A Meta: Avaliação deseja uma boa leitura e que os estudos apresentados representem contribuições interessantes.

Sumário

Estudos e Artigos

Gabriel Cipriano, Susana da Cruz Martins
248 - 273
Ana Gardennya Linard Sírio Oliveira, Anderson Gonçalves Costa, Eloisa Maia Vidal
PDF
274 - 299
Karla Marisa Fernandes Barbosa, André Nunes
PDF
300 - 326
Márcio Palácios De carvalho, Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
327 - 345
Fernanda Frasson Martendal, Marcelo Alejandro Alegre
346 - 369
Vanessa Pederiva, Raquel de Melo Boff
PDF
370 - 387
Elaine Tauffer, Carlos Costa, Shalimar Gallon, Ana Paula Pessotto
PDF
388 - 412
Sergio Negri Ferreira, Ovidio Orlando Filho
PDF
413 - 440
Maria Angeles De Las Heras Pérez, Amor Morte Gómez, Rocío Jiménez Palacios, Bartolomé Vázquez Bernal
441 - 466
Cléia Nunes Malheiro de Oliveira, Pedro Henrique Neris Veloso, Júlia Soier Maximiano, Elaine Nolasco Ribeiro
PDF
467 - 490