Criatividade em estudantes de Design: uma análise comparativa entre o início e final de curso

Vanessa Pederiva, Raquel de Melo Boff

Resumo


O presente estudo objetivou investigar se há diferença significativa em criatividade figural entre estudantes de início e de final da Graduação em Design. Para tanto, seguiu-se a abordagem quantitativa e transversal, de comparação entre grupos. Participaram deste estudo 31 sujeitos, com idades entre 18 e 32 anos, dos quais 15 cursavam o primeiro ano, 14 estavam no último ano e dois eram recém-formados. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Torrance – Pensando Criativamente com Figuras e uma ficha de dados sociodemográficos. Foi utilizado o teste Mann Whitney para amostras independentes, sendo considerado um intervalo de confiança de 95%. Evidenciou-se que, dos 15 indicadores de criatividade que o teste avalia, nove apresentaram diferença estatística significativa (p ≤ 0.05), permitindo supor que, neste estudo, o curso de Design pode auxiliar no desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i39.3232



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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