A percepção dos professores do ensino superior sobre a relevância das competências para o ensino e a pesquisa

Elaine Tauffer, Carlos Costa, Shalimar Gallon, Ana Paula Pessotto

Resumo


O estudo buscou analisar a percepção dos professores sobre a importância das competências para as atividades de ensino e de pesquisa no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Brasil, por meio de questionários respondidos por 93 professores. As cinco competências mais intrinsecamente ligadas ao papel de um educador no ensino foram: ética, compromisso, comunicação, conhecimento didático/pedagógico e domínio da área do conhecimento. Já para o pesquisador: ética, comprometimento, conhecimento da metodologia científica, planejamento e habilidades vinculadas ao campo de atuação. Depreende-se que o presente estudo possa se constituir em um relevante suporte à produção de conhecimento científico capaz de oferecer um diferencial competitivo às IES.


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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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