v. 12, n. 36 (2020)

Revista Meta: Avaliação Jul./Set.

A Revista Meta: Avaliação volume 12, número 36, como de costume, publica 10 artigos na área da avaliação, de origens diversas e temas variados. Três foram produzidos em espanhol, um em inglês, os demais em português. Os artigos abrangem uma variedade de temas, a saber: 

  • resultados de visita a um parque nacional espanhol, com a intenção de conhecer se os processos de ensino-aprendizagem ocorrem em visitas a pontos turísticos e têm relação com os valores do patrimônio cultural (Peñafiel, Martín e Carretero);
  • avaliações de materiais em ambientes virtuais de aprendizagem, focalizando o flipped learning (Ligarretto Feo e Hernández);
  • dispositivos móveis (tablets) aplicados como meios de comunicação inovadores no processo educativo (Salas-Rueda, De-La-Cruz-Martínez, Alvarado-Zamorano e Gamboa-Rodríguez);
  • análise de eficiência de laboratórios científicos utilizados para ensino (Silva, Mello, Gomes e Carlos);
  • metodologia de avaliação bioecológica para o estudo de variáveis explicativas do sucesso ou insucesso escolar (Dias, Barroso);
  • uso de testes adaptativos como aplicação metodológica alternativa no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Piton-Gonçalves);
  • construção de conjunto de indicadores capazes de avaliar a gestão orçamentária das IES públicas, com o intuito de alcançar maior transparência e efetivo controle interno (Evangelista, Almeida e Abreu);
  • proposta de um modelo de gestão universitária com base na avaliação institucional e no plano de desenvolvimento institucional, subsidiados por aspectos orçamentários de uma universidade federal (Santos, Asato, Santos, Zandavalli);
  • processo de implementação da Política Nacional de Aprendizagem, no contexto do Programa Jovem Aprendiz, em uma Empresa Pública Federal (Araújo, Lopes, Araújo, Costa);
  • impacto das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), no Rio Grande do Norte, sobre taxas de mortalidade em período recente (Silva, Santos, Alves).

Finalmente, na seção Vale a pena conhecer, um estudo sobre a avaliação do desempenho no ENEM dos estudantes oriundos do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos traça os diferenciais e semelhanças dessas duas populações de estudantes, trabalhando com dados nacionais. A importância do ENEM para os estudantes justifica a divulgação desses resultados.

Sumário

Estudos e Artigos

Rebeca Guillén-Peñafiel, José-Manuel Sánchez-Martín, Ana-María Hernández-Carretero
539-570
Rennier Ligarretto Feo, Helio Alexander Hernández
571-600
Ricardo-Adán Salas-Rueda, Gustavo De-La-Cruz-Martínez, Clara Alvarado-Zamorano, Fernando Gamboa-Rodríguez
601-624
Marcela do Carmo Silva, João Carlos C. B. Soares de Mello, Carlos Francisco Simões Gomes, Isabella Couto Carlos
625-645
Diana Dias, Raquel Barroso
PDF
646-664
Jean Piton-Goncalves
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665-688
Gláucia Lopes Luiz Evangelista, Alexandre Nascimento de Almeida, Lucijane Monteiro de Abreu
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689-718
Anita Ortega Asato, Luiz Miguel Renda dos Santos, Edicreia Andrade dos Santos, Carla Busato Zandavalli
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719-745
Richard Medeiros Araújo, Alba de Oliveira Barbosa Lopes, Maria Arlete Duarte de Araújo, Silvia Pires Bastos Costa
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746-777
Mavigson Francisco da Silva, Joelson Oliveira Santos, Janaina da Silva Alves
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778-803

Vale a Pena Conhecer

Ilza Ferreira da Silva, Ligia Gomes Elliot, Nilma Santos Fontanive
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804-825