Programa Jovem Aprendiz: avaliando o processo de implementação da Política Nacional de Aprendizagem em uma empresa pública

Richard Medeiros Araújo, Alba de Oliveira Barbosa Lopes, Maria Arlete Duarte de Araújo, Silvia Pires Bastos Costa

Resumo


O objetivo do artigo é avaliar o processo de implementação da Política Nacional de Aprendizagem, no contexto do Programa Jovem Aprendiz, em uma Empresa Pública Federal AB, na percepção dos beneficiários. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa-qualitativa, com aplicação de questionário on-line a jovens que trabalham na Estatal e participam do programa. A amostra alcançou 66% da população de aprendizes, de um total de 144. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva e análise fatorial. Dez fatores explicam a implementação do programa na percepção dos aprendizes: autodesenvolvimento e melhor performance sobre carreira; relação teoria e prática na aprendizagem; relações humanas e preocupação com a formação; avaliação de desempenho; possíveis limitações do programa; desenvolvimento e conflito setorial; supervisão dos aprendizes; responsabilidade patronal; segurança e responsabilidade do aprendiz; cobrança como empregado efetivo. Os resultados confirmam que a participação no programa tem gerado confiança na definição das carreiras dos estudantes-aprendizes; a formação teórica tem contribuído favoravelmente para o desempenho de suas funções como trabalhador temporário e que a existência do diálogo no processo de avaliação de desempenho possibilita ao jovem se compreender no processo da aprendizagem.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i36.2409



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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