Impacto das Unidades de Pronto Atendimento 24h sobre indicadores de morbimortalidade: uma análise com dados em painel para o estado do Rio Grande do Norte e região metropolitana de Natal no período 2010-2016
Resumo
O modelo de assistência à saúde em todo o mundo tem enfrentado desafios, sendo um deles a superlotação nos serviços de urgências e emergências em hospitais e seu impacto nos indicadores de saúde. No Brasil, o processo de reestruturação do sistema de atenção às urgências se deu através da introdução das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA). Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo avaliar o impacto das UPA 24h sobre as taxas de mortalidade nos municípios do estado do Rio Grande do Norte e na Região Metropolitana de Natal durante o período 2010-2016. Para tanto, seguindo a metodologia de Rocha e Fernandes, estimou-se um modelo de dados em painel com efeitos fixos, ao âmbito do município-ano, por local de ocorrência e causa do óbito. De acordo com os resultados obtidos no estudo, observou-se que a UPA tem um impacto negativo, porém não significativo sobre a taxa geral de mortalidade norte-rio-grandense, resultado esse que corrobora com a literatura mais recente. Ao verificar esse impacto com mais detalhes, por local de ocorrência e causa do óbito, observou-se redução significativa da taxa de mortalidade em alguns cenários, no entanto houve aumento de óbitos ocorridos em outros estabelecimentos de saúde (em que as UPA estão classificadas). Esse resultado sugere a realocação parcial dos óbitos por local de ocorrência e que, portanto, essas unidades estariam cumprindo o papel de hospitais em vez de funcionar como UPA em um sistema de atendimento integrado.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i36.2517
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Principios Norteadores para o Avaliador
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1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
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