Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica

Diana Dias, Raquel Barroso

Resumo


São múltiplas as variáveis que a investigação tem relacionado com o (in)sucesso escolar. Considerando o modelo bioecológico de Bronfenbrenner como mapa concetual e as tendências das políticas educativas, emerge a necessidade de conhecer mais e melhor a realidade escolar, com especial incidência no 1º ciclo do ensino básico. O presente estudo tem como objetivo apresentar um desenho de investigação com o intuito de ajudar a compreender como é que as múltiplas variáveis e contextos se influenciam, por forma a construir um modelo explicativo do (in)sucesso escolar, considerando os fatores protetores do sucesso e os fatores de risco do insucesso, que permita definir um modelo de intervenção precoce. Para tal, incluíram-se variáveis intrapessoais, familiares e contextuais, estudadas numa perspetiva temporal, acompanhando alunos ao longo do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. As implicações teóricas e práticas da presente investigação serão discutidas à luz das tendências de investigação em psicologia da educação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i36.2730



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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