Prezados leitores,
É com grande satisfação que apresentamos a terceira edição do ano de 2023 da revista Meta: Avaliação. Esta edição traz uma seleção abrangente de 10 artigos, desde a educação à saúde e meio ambiente. Cada um deles dedicado a explorar e aprofundar o universo da avaliação em diferentes contextos e áreas de conhecimento. Os autores deste volume têm em comum o compromisso com a excelência na avaliação, buscando contribuir para o aprimoramento das práticas e processos. Cada artigo é uma contribuição significativa para o avanço das práticas de avaliação e promete inspirar novas discussões e pesquisas.
Convidamos você, leitor, a fazer a leitura dos textos selecionados para integrarem o presente número.
No artigo ‘Evaluación formativa mediada por analíticas de aprendizaje en la educación STEAM: una revisión sistemática de la literatura’, os autores enfatizam a importância da avaliação na educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e como a análise da aprendizagem pode ser uma ferramenta valiosa nesse contexto. Os autores realizaram uma revisão sistemática da literatura, destacando a mediação da análise da aprendizagem na avaliação formativa e seu potencial na gestão abrangente da aprendizagem.
O segundo texto ‘Conceptos, estrategias y aplicación de la evaluación formativa en tiempos de pandemia: un caso de la realidad chilena’ buscou explorar como os professores de uma escola privada no Chile aplicaram conceitos de avaliação formativa durante a pandemia de Covid-19, destacando importantes esclarecimentos sobre o entendimento e aplicação da avaliação pelos docentes.
Em ‘Evidências da produção stricto sensu sobre o Prêmio Escola Nota Dez: resultados, gestão e efeitos nas escolas do Ceará (2013 – 2020)’ os autores analisam o impacto do Prêmio Escola Nota Dez no Ceará, destacando melhorias no desempenho estudantil e desafios enfrentados pelas instituições.
O quarto artigo, ‘Tradução, adaptação semântica e validação de conteúdo do New Ecological Paradigm Scale for Children para o português brasileiro’ teve como propósito adaptar o New Ecological Paradigm Scale for Children para o contexto brasileiro, contribuindo para a avaliação de atitudes ambientais em crianças. A pesquisa revelou que a versão brasileira da escala é semanticamente equivalente à original, fornecendo evidências de validade de conteúdo.
Em ‘Análise transversal múltipla dos indicadores de qualidade derivados do ENADE’ foi desenvolvido um estudo crítico dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil, destacando desafios e limitações metodológicas na avaliação da qualidade do ensino superior.
O artigo ‘A avaliação institucional no curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí: uma experiência para além do SINAES/CONAES’ teve como objetivo desenvolver novos indicadores de gestão para sua avaliação institucional, indo além dos indicadores convencionais. A instituição adotou o modelo Balanced Scorecard e alinhou-o ao Modelo de Excelência de Gestão, resultando na criação de indicadores discutidos pela comunidade acadêmica.
‘Rubricas de avaliação de parecer científico’, este artigo introduz rubricas desenvolvidas para avaliar pareceres de artigos científicos, visando aprimorar o processo de revisão e publicação. As rubricas foram desenvolvidas com base na ideia de que os revisores desempenham um papel educativo, incorporando pesquisas anteriores sobre avaliação de textos.
O oitavo artigo, ‘Análise do processo de desenvolvimento de escalas para mensuração da satisfação discente no ensino superior’, buscou analisar os processos de desenvolvimento de escalas precisas para medir a satisfação dos alunos no ensino superior e as lacunas existentes na literatura sobre o assunto.
No nono artigo, ‘Evaluación continua del profesorado: ética intercultural para una educación con pertinencia sociocultural indígena’, foi desenvolvido um ensaio que analisa a necessidade de incluir critérios éticos na avaliação de professores no Chile, especialmente em ambientes interculturais, propondo critérios para promover a ética intercultural na formação desses professores.
O estudo ‘Avaliação e intervenção do desequilíbrio musculoesquelético em tenistas infantojuvenis’ se propôs a diagnosticar e tratar desequilíbrios musculoesqueléticos em tenistas jovens, destacando a importância da avaliação física e funcional.
Agradecemos a todos os autores, revisores e colaboradores por tornar possível esta edição da Revista Meta: Avaliação. Esperamos que os artigos sejam fonte de inspiração e aprendizado para todos os leitores interessados no mundo da avaliação.
Boa leitura!
Atenciosamente,
A Equipe Editorial da Revista Meta: Avaliação.
Sumário
Estudos e Artigos
| 
												Patricia Medina-Zuta,									Edith Soria-Valencia,									Oscar Ulloa-Guerra,									Angel Deroncele-Acosta									 | 
			480-508
		 | 
| 
												Franklin Castillo-Retamal,									Nicolás Mejías-Rodríguez,									Jaime Vásquez-Gómez									 | 
			509-530
		 | 
| 
												Anderson Gonçalves Costa,									Eloisa Maia Vidal,									Karlane Holanda Araújo									 | 
			531-554
		 | 
| 
												Carolina Ferreira Guerreiro,									Alberto Filgueiras									 | 
			555-577
		 | 
| 
												Helio Radke Bittencourt,									Marion Creutzberg,									Julio Bertolin									 | 
			578-599
		 | 
| 
												Marco Antônio Paletta									 | 
			600-619
		 | 
| 
												Márcia Sipavicius Seide									 | 
			620-640
		 | 
| 
												Thuine Lopes Cardoso,									Mário Cesar Barreto Moraes,									Rafael Tezza,									Everton Pellizzaro de Lorenzi Cancellier									 | 
			641-668
		 | 
| 
												Susana Arlette Oñate Escobar,									Katerin Elizabeth Arias-Ortega									 | 
			669-693
		 | 
| 
												Dartel Ferrari Lima,									Lohran Anguera Lima,									Daniel dos Santos									 | 
			694-709
		 | 
 Revista Meta: Avaliação
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