Análise transversal múltipla dos indicadores de qualidade derivados do ENADE
Resumo
A realização de estudos de análise dos resultados derivados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) pode contribuir para a avaliação da qualidade da educação superior brasileira. Todavia, a literatura especializada apresenta uma carência de estudos transversais múltiplos e longitudinais. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo realizar uma análise comparativa dos resultados do Enade ao longo do tempo no que se refere aos indicadores de qualidade. O estudo levou em conta as restrições impostas por questões metodológicas. Os resultados evidenciam que o indicador institucional apresentou um pequeno aumento nos últimos cinco anos causado, principalmente, pela melhora nos componentes do conceito preliminar de curso (CPC) relacionados à titulação de mestrado e regime de trabalho dos docentes que sofrem efeito de truncamento. O estudo também conclui que os indicadores são inadequados para avaliação da evolução ou involução do sistema ao longo do tempo.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i48.3998
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Principios Norteadores para o Avaliador
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1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
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