A avaliação institucional no curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí: uma experiência para além do SINAES/CONAES

Marco Antônio Paletta

Resumo


O presente trabalho descreve a experiência da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) na construção de novos indicadores de gestão da avaliação institucional, para além dos indicadores de processos educacionais estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), elaborado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Sua construção se deu conforme o modelo de gestão do Balanced Scorecard (BSC) e adequados ao Modelo de Excelência de Gestão (MEG®) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O desenvolvimento e a análise desse processo levaram em consideração o impacto dos índices de avaliação das instituições de ensino superior, e a geração de um conjunto de indicadores amplamente discutidos pela comunidade acadêmica e posteriormente traduzidos em propostas de ação, que passaram a integrar o planejamento estratégico da instituição, fortalecendo o processo de mudança vivenciado pelo curso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i48.3961



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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