Rubricas de avaliação de parecer científico

Márcia Sipavicius Seide

Resumo


Este artigo apresenta rubricas criadas com o objetivo de propiciar a avaliação de parecer de artigo científico, tendo em vista diferentes propósitos e perspectivas de autores, pareceristas e editores de revista. A elaboração das rubricas partiu do pressuposto do papel pedagógico do parecerista e de estudos anteriores sobre tipos de comentários em avaliação de textos escolares na Educação Básica e no Ensino Superior e tipos de pareceres publicados de artigos científicos. Versões preliminares das rubricas foram testadas informalmente em atividades extensionistas ofertadas em 2022 resultando na versão final de três rubricas: de parecer de aprovação condicional, de parecer de reprovação e de parecer de aprovação incondicional de artigo submetido. Espera-se que a sociabilização e o uso dessas rubricas contribuam para o aperfeiçoamento do processo de produção, avaliação e publicação de artigos científicos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i48.3994



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.