Análise do processo de desenvolvimento de escalas para mensuração da satisfação discente no ensino superior
Resumo
Satisfação discente é uma variável latente, sendo necessário que escalas sejam desenvolvidas para captação deste fenômeno. Esta pesquisa buscou analisar os processos de desenvolvimento de escalas originais, encontrados na literatura, para mensuração do construto “satisfação discente” no ensino superior. Para atender ao objetivo, realizou-se uma revisão da literatura e artigos que desenvolveram escalas foram analisados. Com a análise, identificou-se que nenhuma pesquisa demonstrou a operacionalização de todas as etapas propostas por Devellis (2011) para o desenvolvimento de escalas e que alguns estudos, em seu processo de desenvolvimento, colocaram em dúvida a representatividade e a confiabilidade das escalas ao adotarem cargas não estatisticamente significantes e valores de alfa inferiores ao mínimo aceitável, tornando questionável a representação da realidade proposta. Destaca-se, portanto, a necessidade de estudos que desenvolvam um instrumento adequado para captação da realidade que a variável latente “satisfação discente” deseja medir.
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.