O primeiro número de 2022 da revista eletrônica Meta: Avaliação oferece um mosaico de interessantes estudos avaliativos e investigações desenvolvidas no Brasil, que focalizam não só o país, mas também situações avaliadas em três estados - Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Paraná, além de parceiros da Europa e América Latina, representados por Espanha e Chile. As metodologias de natureza qualitativa foram valiosas auxiliares na realização de vários dos estudos.
Calatayud Salom focalizou a relação entre a autoavaliação da prática docente e o desenvolvimento profissional de professores de centros públicos de Educação Infantil e Primária da Espanha, no período de 2020-2021. A ausência de formação específica para realizar procedimentos de autoavaliação, além de outras dificuldades, levaram a apresentar uma proposta de atuação voltada para facilitar a autoavaliação docente, de forma autêntica.
Raimundo e Rodrigues, atendendo a reclamos de pais de professores sobre o relatório avaliativo do ensino fundamental I de escolas públicas de Curitiba, avaliaram o referido relatório. Os resultados apontaram que o modelo do relatório não é de fácil compreensão para pais e professores, o que foi lamentável.
Arriagada Chinchón e Contreras Pérez investigaram os procedimentos avaliativos de docentes de religião católica em colégios da região de Valparaíso, no Chile. Diversas fragilidades se fizeram presentes, como o pouco conhecimento teórico e prático de avaliação que, no caso do ensino religioso, além de não concorrerem para a promoção dos alunos ao final do período letivo, se utilizam de procedimentos avaliativos de natureza mais administrativa e não formativa.
No Brasil, Moraes, Peres, Barbosa e Pedreira analisaram o efeito escola em escolas privadas e públicas, participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Utilizaram variáveis da família e individuais do aluno como controle, encontrando efeitos que indicaram que fatores que não dependem das ações do âmbito da escola possuem grande contribuição no desempenho dos alunos.
Marques e Costa trataram da utilidade da Teoria da Resposta ao Item, ou TRI, como é conhecida, para avaliar resultados de exames de larga escala, como os exames vestibulares. Os resultados do exame de seleção aos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Rio Grande do Norte por parte de 21.039 candidatos mostraram como a TRI pode enfatizar a coerência pedagógica e auxiliar gestores no processo de acesso dos futuros discentes.
Pedreño Plana e Gutiérrez Sánchez avaliaram uma experiência metodológica em Educação, com estudantes de Pedagogia da Universidade de Murcia, Espanha. Pretenderam estabelecer relações entre a realidade social e a aprendizagem acadêmica, especialmente no que diz respeito a competências acadêmico-profissionais ou cognitivas, socioprofissionais ou interpessoais e ético-cívicas. Os resultados foram positivos, validando a metodologia utilizada.
Qual seria a análise de Souza e Gomes a respeito da formação do fonoaudiólogo no Rio Grande do Sul sobre o ensino da ética, bioética e deontologia, na visão dos professores de ensino superior? Os resultados apontam, dentre outras, necessidades de atualização e aplicação de conteúdos e metodologia de ensino, que poderão possibilitar melhor adequação da formação profissional.
Macedo, Theophilo, Santos Júnior e Silva mergulharam no levantamento do perfil bibliométrico da produção disponível na Scientific Electronic Library Online em relação à avaliação de políticas públicas. Analisaram 1.550 artigos publicados no período de 1988 a 2018, utilizando o Portal de Periódicos da CAPES, chegando à conclusão de que embora não haja concentração de autores, a produção é significativa.
Arias-Ortega e Ortiz Velosa brindam o leitor com um estado da arte sobre o desenvolvimento de práticas educativas de caráter intercultural em contextos indígenas. A revisão abrangeu literatura de âmbito nacional e internacional, buscando compreender como se dão as relações educativas e de conhecimento entre os dois grupos de alunos. A conclusão acena com a possibilidade de se estabelecer uma relação intercultural que envolva, além dos professores e alunos, membros da comunidade indígena e pais.
Raupp e Pinho, face à situação da pandemia do Covid-19 em capitais de estados brasileiros, analisaram os dados disponibilizados em portais eletrônicos desses estados. Utilizaram o Índice de Transparência da Covid-19, que levou a quatro levantamentos de dados sobre diversas variáveis envolvidas. As capitais puderam ser classificadas em extratos bom e médio de transparência, além do nível opaco, pela quase ausência de transparência e de dados sobre a pandemia.
Sumário
Estudos e Artigos
Maria Amparo Calatayud Salom
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1-18
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Jerry Adriano Raimundo, Kerolaine Aparecida Oniesko Rodrigues
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19-40
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Rodrigo Arriagada Chinchón, Gloria Contreras Pérez
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41-66
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Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres, Tereza Serrano Barbosa, Carlos Eduardo Pedreira
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67-93
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Thiago Valentim Marques, Eliardo Guimarães da Costa
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94-116
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Marina Pedreño Plana, Marta Gutiérrez Sánchez
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117-140
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Tiago Pereira de Souza, Erissandra Gomes
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141-167
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Reginaldo Morais de Macedo, Carlos Renato Theóphilo, Ismael Mendes dos Santos Júnior, June Marize Castro Silva
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168-192
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Katerin Arias-Ortega, Eliana Ortiz Velosa
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193-217
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Fabiano Maury Raupp, José Antonio Gomes de Pinho
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218-236
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