Avaliação da transparência e dados sobre a pandemia do Covid-19: uma análise dos portais eletrônicos das capitais dos estados brasileiros

Fabiano Maury Raupp, José Antonio Gomes de Pinho

Resumo


O artigo tem por objetivo analisar a transparência e dados sobre a pandemia do Covid-19 nas capitais brasileiras. O estudo baseou-se na aplicação do Índice de Transparência da Covid-19 por meio de pesquisa documental de caráter descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de protocolos observacionais. Foram feitos quatro levantamentos para verificar se haveria evolução do quadro referente à pandemia do Covid-19 e se os gestores estariam tomando providências para tornar os portais mais transparentes em relação às informações sobre o vírus. Constatou-se que as informações mais divulgadas se referem à idade e sexo de indivíduos infectados, além do tipo de internação. As informações menos divulgadas referem-se à ocupação de leitos e testes disponíveis, sendo que nenhum portal disponibilizou informações em formato aberto, ou seja, dados estruturados em planilha com formato editável. Há capitais que estão trilhando um caminho na busca por transparência, principalmente aquelas classificadas no estudo nos extratos médio e bom, já que não houve classificadas no nível alto. As capitais classificadas no nível opaco, que significa a quase ausência de transparência e dados sobre a pandemia do Covid-19, parecem mais distantes deste caminho.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i42.3629



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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