v. 9, n. 26 (2017)

Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.

O que abrange o número 26 da Revista Meta: Avaliação, ao compor mais um setor do mosaico da avaliacao? Uma serie de interessantes artigos e relatos de estudos incorporam essa parte do mosaico.

Nas areas da educacao e avaliacao, os tres primeiros artigos abordam desde a avaliacao do rendimento academico de discentes do ensino superior em Contabilidade de Custos e Controladoria, passando pela avaliacao dos docentes em relacao à Gestao por Competencias, e chegando à avaliacao institucional na Educacao a distância.

Rocha Neto e Leal, apoiados na Teoria da Assimilacao, de Ausubel, aplicaram testes estatisticos a uma amostra de alunos cursando Ciencias Contabeis, buscando diferencas significativas no rendimento academico em quatro disciplinas do curso. Os resultados permitem afirmar que “os conceitos generalistas sao resultados de assimilacoes de experiencias de cada individuo, o que pode interferir no processo de ancoragem de novos aprendizados.”

Gallon, Taufer, Just, Batistella e Ruas realizaram estudo que mostra a preocupacao com a melhoria do desempenho de docentes, de modo a atender a requisitos da avaliacao, por parte de orgaos oficiais. Trata-se da implantacao da gestao por competencias em uma instituicao de ensino superior particular que, na opiniao dos participantes, embora com algumas ressalvas, colaborou tanto para qualificar praticas de gestao de pessoas, quanto para melhorar os resultados obtidos pela instituicao.

Ao focalizar a avaliacao institucional na Educacao a distância em uma Universidade Federal, Carvalho pretendeu contribuir com um processo automatizado que agilizasse o processo de tabulacao e avaliacao dos dados para a tomada de decisoes. Os resultados obtidos foram positivos em relacao à solucao de problemas que emergiram no processo de avaliacao institucional.

Ainda em educacao, mas numa visao macro da avaliacao, ha dois artigos. Um aborda a relacao entre investimento financeiro e indicadores educacionais no Brasil, integrando a area econômica à da educacao. Simielli e Zoghbi se utilizaram de cinco variaveis de resultado, entre elas proficiencia em matematica e leitura, taxa de reprovacao e abandono, e Ideb, alem de duas de interesse - gasto por aluno e receita per capita. Os resultados mostram onde os indicadores apresentaram impacto estatisticamente significativo.

O outro estudo, de Rubio, sobre a avaliacao externa para certificacao no sistema educacional espanhol, suscita uma discussao sobre as (des)vantagens da avaliacao, que nao chega a melhorar a qualidade do sistema educacional. Por se referir a um sistema europeu, merece leitura cuidadosa e, possivelmente, comparativa com o brasileiro.

Ao analisar artigos provenientes da base de dados e-Aval, disponivel no site do Mestrado Profissional em Avaliacao da Cesgranrio, Vilarinho, Leite, Ribeiro e Pimentel focalizam o uso do portfolio como componente das praticas avaliativas docentes, passivel de trazer reflexao, aprendizagem mais autônoma e acoes inovadoras no processo de ensino e aprendizagem.

Nos dois últimos artigos, a avaliacao se integra a areas diferentes: a de desportos e a legislativa. No artigo de Reis, Torres e Soares de Mello, a avaliacao visita os Jogos Olimpicos de 2016 e desta feita, a area dos desportos se reúne à estatistica no calculo de conceito especifico identificador das chamadas Potencias Olimpicas. Por sua simplicidade, o conceito utilizado pode ser rapidamente entendido e facilmente calculado.

A avaliacao alcanca tambem as Assembleias Legislativas Brasileiras para trazer ao leitor uma avaliacao dos portais eletrônicos que devem, alem de possibilitar o acesso à uma informacao clara e precisa, colocar a capacidade de transparencia fiscal à disposicao do cidadao. Este e um assunto atual, de amplo interesse da populacao.

Sumário

Estudos e Artigos

Isolfi Vieira Rocha Neto, Edvalda Araujo Leal
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201-222
Shalimar Gallon, Elaine Taufer, Magela Duarte Just, Claudete Batistella, Roberto Lima Ruas
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223-254
Nayara Carvalho
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255-271
Lara Elena Ramos Simielli, Ana Carolina Pereira Zoghbi
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272-300
Juan Garcia Rubio
301-320
Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Ligia Silva Leite, Sandra Regina Goncalves Pimentel, Marta Barboza Ribeiro
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321-336
Juliana de Castro Reis, Bruno Guimaraes Torres, Joao Carlos Correia Baptista Soares de Mello
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337-359
Cibelly Farias Caleffi, Fabiano Maury Raupp
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360-386