Relação entre Investimento Financeiro e Indicadores Educacionais no Brasil

Lara Elena Ramos Simielli, Ana Carolina Pereira Zoghbi

Resumo


O objetivo deste estudo e avaliar a relação entre investimento e indicadores educacionais no Brasil, de 2007 a 2011. No modelo desenvolvido, usamos cinco variaveis de resultado (proficiencia em matematica e em leitura, taxa de reprovação, taxa de abandono e IDEB) e duas variaveis de interesse (gasto por aluno e receita per capita), alem de inserirmos aproximadamente 30 variaveis de controle. Os resultados do modelo indicam que, no caso dos gastos por aluno, nao ha impacto estatisticamente significativo nos indicadores educacionais no 5º ano e ha um impacto positivo de baixa magnitude no 9º ano. Com relação às receitas per capita, ha um impacto positivo de baixa magnitude no 5º e 9º anos. Estas conclusoes, porem, nao significam dizer que nao ha relação entre os investimentos e os indicadores educacionais, apontando que e necessario avaliar como os recursos sao gastos pelos municipios.

Texto completo:

PDF

Referências


AL-SAMARRAI, S. Achieving education for all: how much does money matter? Munich Personal RePEc Archive (MPRA). MPRA Paper No. 118, 2002.

AMARAL, L. F. & MENEZES-FILHO, N. A Relao entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA DA ASSOCIAO NACIONAL DOS CENTROS DE PS-GRADUAO EM ECONOMIA (ANPEC), XXXVI, 2008, Salvador. Anais..., Salvador: ANPEC, 2008.

ANUNCIAO, M. & VERHINE, R. A relao entre as variaes no compromisso financeiro dos municpios com a educao e o desempenho escolar. Eccos Revista Cientfica, vol. 8, n 2, p. 313-328, 2006.

BIBB, W & MCNEAL, L. The relationship between per pupil expenditures and student achievement in Tennessee. American International Journal of Contemporary Research, vol. 2, n. 3, Maro/2012.

BOISSIERE, M. Determinants of primary education outcomes in developing countries. Washington, DC: World Bank, Independent Evaluation Group (IEG), 2004.

CROZATTI, J. Ensino Fundamental no Brasil: a mdia do gasto por aluno, o IDEB e sua correlao nos municpios brasileiros. In: ENCONTRO DA ANPAD, XXXV, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2011.

DIAZ, M. Qualidade do gasto pblico municipal em ensino fundamental no Brasil. Revista de Economia Poltica, vol. 32, n. 1, p. 128-141, 2012.

FRENTE NACIONAL DOS PREFEITOS. G100 Municpios Populosos com Baixa Receita per Capita e Alta Vulnerabilidade Social. Vitria, ES: Aequus Consultoria, 2015.

FULLER, B. What School Factors Raise Achievement in the Third World? Review of Educational Research, 57(3), pp. 255-292, 1987.

GAMORAN, A.; & LONG, D. Equality of Educational Opportunity: a 40-year retrospective. WCER Working Paper No. 2006-9. Madison: University of Wisconsin-Madison, Wisconsin Center for Education Research, 2006.

GIBBONS, S; MCNALLY, S. & VIARENGO, M. Does additional spending help urban schools? An evaluation using boundary discontinuities. SERC Discussion Paper 90, 2011.

GLEWWE, P. W., HANUSHEK, E. A., HUMPAGE, S. D., & RAVINA, R. School resources and educational outcomes in developing countries: a review of the literature from 1990 to 2010. In: GLEWWE, P. (Ed). Education Policy in Developing Countries (cap. 2, p. 13-64). Chicago: The University of Chicago Press, 2011.

GREENWALD, R; HEDGES, L; LAINE, R. The Effect of School Resources on Student Achievement. Review of Educational Research, Vol. 66, n. 3, p. 361-396,1996.

GOUVEIA, A; SOUZA, A.; TAVARES, T. O IDEB e as polticas educacionais na regio metropolitana de Curitiba. Estudos em Avaliao Educacional, v. 20, n. 42, p. 45-58, jan/abr 2009.

GRISSMER, D; FLANAGAN, A.; WILLIAMSON, S. Does money matter for minority and disadvantaged students? Assessing the new empirical evidence. Developments in School Finance, p. 98-212, 1997.

HANUSHEK, E. The Economics of Schooling: Production and Efficiency in Public Schools. Journal of Economic Literature, Vol. 24, N. 3, p. 1141-1177, 1986.

HANUSHEK, E. A.; LUQUE, J. Efficiency and equity in schools around the world. Economics of Education Review, 22, pp. 481-502, 2003.

HANUSHEK, E; PETERSON, P; WOESSMANN, L. Achievement Growth: International and U.S. State Trends in Student Performance. Harvards Program on Education Policy and Governance & Education Next, Taubman Center for State and Local Government, Harvard Kennedy School. PEPG Report No. 12-03, Julho 2012.

HEDGES, L; LAINE, R & GREENWALD, R. Does money matter? A Meta-Analysis of Studies of the Effects of Differential School Inputs on Student Outcomes. Education Researcher, 23:3, p. 5-14, 1994.

HEYNEMAN, S. Influences on Academic Achievement: A Comparison of Results from Uganda and More Industrialized Societies. Sociology of Education, 49(3), pp 200-211, 1976.

HEYNEMAN, S; & LOXLEY, W. The effect of Primary-School Quality on Academic Achievement Across Twenty-nine High- and Low-Income Countries. American Journal of Sociology, 88(6), pp. 1162-1194, 1983.

KROTH, D. & GONALVES, F. O impacto dos gastos pblicos municipais sobre a qualidade da educao: uma anlise de variveis instrumentais entre 2007 e 2011. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA DA ASSOCIAO NACIONAL DOS CENTROS DE PS-GRADUAO EM ECONOMIA (ANPEC), XXXXII, Natal, 2014. Anais... Natal: ANPEC, 2014.

LECLERCQ, F. The relationship between educational expenditures and outcomes. Document de Travail DIAL (Dveloppement Institutions & Analyses de Long Terme). Paris: DIAL, 2005.

MENEZES-FILHO, N; PAZELLO, E. Does Money in Schools Matter? Evaluating the Effects of FUNDEF on Wages and Test Scores in Brazil. [S.I], 2004. Disponvel em: http://epge.fgv.br/files/1655.pdf. Acesso em 31 de janeiro de 2017.

OECD. Does Money buy stronger performance in PISA? PISA in focus 13. Paris: OECD, 2012.

______ Education at a Glance 2014: Highlights. Paris: OECD Publishing, 2014.

______ Brazil. In: EDUCATION AT A GLANCE 2014: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, 2014b.

SIMIELLI, L. Equidade Educacional no Brasil: Anlise das oportunidades educacionais em 2001 e 2011. Fevereiro/2015. 134 pginas. Tese (Doutorado em Administrao Pblica e Governo). Fundao Getlio Vargas (EAESP/FGV). So Paulo: Fundao Getlio Vargas (EAESP/FGV), 2015.

SOARES, R. & CLEMENTE, A. Relao entre gastos com educao e desempenho escolar: um estudo nos municpios paranaenses no perodo de 2005 a 2011. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, XX, 2013, Uberlndia (MG). Anais... Uberlndia: Congresso Brasileiro de Custos, 2013.

SOBREIRA, R; CAMPOS, B. Investimento pblico em educao fundamental e a qualidade do ensino: uma avaliao regional dos resultados do Fundef. Revista de Administrao Pblica (RAP), 42 (2), p. 327-346, mar-abr 2008.

VEGAS, E. & COFFIN, C. When Education Expenditure Matters: an empirical analysis of recent international data. Comparative Education Review, Vol. 59, No. 2, pp 289-304, Maio de 2015.

WOSSMANN, L. Schooling resources, educational institutions and student performance: the international evidence. Oxford bulletin of economics and statistics, 65(2), p. 117-170, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i26.1267



Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.