Avaliação Institucional na Educação a Distância: um estudo de caso

Nayara Carvalho

Resumo


Estudamos o processo de automação e desenvolvimento da Avaliação Institucional na Educação a Distância e utilizamos como contexto o cenario e realidade na Universidade Federal da Grande Dourados. Nosso objetivo foi desenvolver um processo automatizado que agilizasse o processo de tabulação e avaliação dos dados para rapida tomada de decisoes. Alem disso, buscamos encontrar um padrao nas respostas dos diferentes grupos de participantes. Nossa experiencia apresentou resultados positivos quanto a resolução de problemas apontados no processo de avaliação institucional e tambem demonstrou um padrao quanto a avaliação dos grupos participantes que parece estar relacionado ao sucesso dos alunos nas disciplinas.

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, A. J. Nem tudo o que conta em educao mensurvel ou comparvel: Crtica accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusfona de Educao, n. 13, p. 1329, 2009.

ALONSO, K. M. A Avaliao e a Avaliao na educao a Distncia: algumas notas para reflexo. In: PRETI, O. (Ed.). . Educao a Distncia: Sobre discursos e prticas. Braslia: Liber Livros Editoras, 2005.

AMARILLA FILHO, P. Educao a distncia: uma abordagem metodolgica e didtica a partir dos ambientes virtuais. Educao em Revista, v. 27, n. 2, p. 4172, ago. 2011.

BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Rotina acadmica e relao com colegas e professores: Impacto na evaso universitria. Psico, v. 43, n. 2, 2012.

BAUER, A. possvel relacionar avaliao discente e formao de professores? A experincia de So Paulo. Educao em Revista, v. 28, n. 2, p. 6182, 2012.

BONIN, J. C. Avaliao em EaD. Professare, v. 2, n. 2, p. 5565, 2013.

CASSUND, F. R. DE S. A.; MENDONA, J. R. C.; BARBOSA, M. A. C. Influncia da estrutura organizacional-administrativa das instituies de ensino superior no desenvolvimento de competncias docentes para atuao na EAD. Revista Gesto Universitria na Amrica Latina - GUAL, v. 9, n. 2, p. 0126, 2016.

CEZAR, K. M. M.; RIBAS, J. R. Educao a distncia nas universidades corporativas. XIII SIMPEP. Anais...Bauru, SP, Brazil: 2006Disponvel em: . Acesso em: 18 ago. 2016

DIAS SOBRINHO, J. Avaliao educativa: produo de sentidos com valor de formao. Avaliao: Revista da Avaliao da Educao Superior (Campinas), v. 13, n. 1, p. 193207, mar. 2008.

GARCIA, L. D.; VALOTTA, F. M. Retrato das polticas pblicas para a Educao a Distncia no Brasil. Revista de Iniciao cientfica da FAMMA, v. 1, n. 1, 2016.

INEPE, I. N. DE E. E P. E. A. T. Censo da educao superior 2013: resumo tcnico. Braslia: [s.n.].

MEIRELLES JUNIOR, J. C. DE et al. Avaliao institucional e de aprendizagem na educao a distncia. III Colquio Luso-Brasileiro de Educao a Distncia e Elearning, p. 113, 2013.

NASCIMENTO, J. F. DO; SILVA, L. F. N. DA. Educao online e mudanas nas prticas comunicacionais de discentes no serto do Piau na modalidade EAD. Educao, Cultura e Comunicao, v. 7, n. 14, 2016.

NICOTARI, M. A.; NISHIKAWA, M. N. Autoavaliao institucional: bases de uma metodologia participativa e emancipada para o seu desenvolvimento em IES de educao a distncia. SIED:EnPED - Simpsio Internacional de Educao a Distncia e Encontro de Pesquisadores em Educao a Distncia 2012, v. 0, n. 0, 2012.

OLIVEIRA, A. DE; SCHERER, S. O ESTAR JUNTO VIRTUAL E OS HABITANTES: um caminho para o desenvolvimento profissional do professor na modalidade EaD. EM TEIA | Revista de Educao Matemtica e Tecnolgica Iberoamericana, v. 6, n. 1, 2015.

PEIXOTO, A. DE L. A. et al. Cotas e desempenho acadmico na UFBA: um estudo a partir dos coeficientes de rendimento. Avaliao: Revista da Avaliao da Educao Superior (Campinas), v. 21, n. 2, p. 569592, jul. 2016.

POLIDORI, M. M. et al. Avaliao Institucional Participativa. Avaliao - Revista de Avaliao da Educao Superior, v. 12, n. 2, p. 333348, 2007.

ROCHA, E. M. et al. A Automao da Avaliao Institucional na EAD. Anais do Simpsio Brasileiro de Informtica, v. 1, n. 1, 2011.

SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A. DE; ALPERSTEDT, G. D. Enfoques da teoria institucional nos modelos de avaliao institucional brasileiros. Avaliao: Revista da Avaliao da Educao Superior (Campinas), v. 13, n. 1, p. 153168, mar. 2008.

SEGENREICH, C. S. D. ProUni e UAB como estratgias de EAD na expanso do Ensino Superior. Pro-Posies, Campinas, v. 20, n. 2 (59), p. 205222, 2009.

SIMES, C. 20 anos de avaliao da aprendizagem em EaD: algumas questes ticas e normativas. SIED:EnPED - Simpsio Internacional de Educao a Distncia e Encontro de Pesquisadores em Educao a Distncia, v. 0, n. 0, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i26.1286



Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.