Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada

Shalimar Gallon, Elaine Taufer, Magela Duarte Just, Claudete Batistella, Roberto Lima Ruas

Resumo


O estudo emerge em um contexto de aumento da oferta de cursos superiores no Brasil. Assim, as Instituicoes de Ensino Superior (IES) buscam politicas, estrategias e ferramentas gerenciais para ter diferencial no mercado, como a Gestao por Competencias (GPC). No entanto, e inovador que a GPC seja aplicada aos docentes, visto a necessidade de adaptação da pratica para atender às demandas destes e dos orgaos competentes do ensino superior. Para tanto, este artigo objetiva analisar a implantação da gestao por competencias em uma IES privada, por meio de uma pesquisa qualitativa com 18 entrevistas realizadas com professores e gestores da IES. Os resultados mostram que, para os docentes, o programa nao esta consolidado e precisa de ajustes, tais como, comunicação mais efetiva e maior investimento em capacitação para que ocorra a internalização do modelo; tambem percebem que a implantação do modelo contribuiu para a qualificação das práticas de GP e no alcance dos resultados da IES.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i26.1300



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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