v. 7, n. 20 (2015)

Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.

O número 20 do volume 7 da Revista Meta: Avaliação reúne artigos sobre o Ensino Superior e ainda a area de projetos sociais, trazendo diversas contribuicoes interessantes.

No artigo de Silva, Dias, Castro e Silva, os conceitos de habitus, capital conforme adotado por Bourdieu e teoria institucional sao abordados em estudo junto a discentes de seis instituicoes de ensino superior do estado da Bahia.

No texto de Miranda, Lemos, Oliveira e Ferreira, o ensino superior na area de negocios e abordado, no intuito de verificar, em estudos selecionados, as variaveis que podem explicar o desempenho academico do corpo discente. Alem de explorar diversas medidas estatisticas, o artigo localiza as variaveis pesquisadas em relacao aos estudos analisados.

Fora da area da Educacao, o estudo de Fontes, Crivelaro, Amaral, Ferreira e Peres focaliza os impactos econômicos e sociais de um programa social patrocinado pelo Servico Social da Indústria – SESI. Este programa revela as contribuicoes, em âmbito nacional, para a geracao de riquezas econômicas e sociais.

A definicao de criterios de correcao de provas escritas deu origem a um estudo que contou com a participacao de 10 professores, discentes de curso de pos-graduacao em Educacao, que assumiram o papel de corretores. Este e o tema do estudo de Terribili Filho e Chirinea, que consta como um relato de experiencia.

 

Sumário

Estudos e Artigos

Lindomar Pinto Silva, Luciana Costa Freitas Dias, Miguel Angel Rivera Castro, Janayna Souza Silva
141-174
Gilberto Jose Miranda, Karine Custodio da Silva Lemos, Allana Santos de Oliveira, Mônica Aparecida Ferreira
175-209
Cassia Lisbôa, Luci­ Hildenbrand
210-231
Miguel Barbosa Fontes, Rodrigo Campos Crivelaro, Rodrigo Silva Amaral, Gina Marini Ferreira, Angela Pimenta Peres
232-264

Relatos de experiências

Armando Terribili Filho, Andreia Melanda Chirinea
265-293