Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
Resumo
O artigo expoe a meta-avaliação do estudo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo (2014). O estudo objetivou avaliar em que medida padroes de utilidade e adequação, estabelecidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (2011) foram atendidos. A lista de verificação foi o tipo de instrumento selecionado para favorecer o registro da meta-avaliação do estudo frente aos padroes das categorias de utilidade e adequação. Depois de construido, o instrumento foi validado quanto à tecnica e conteúdo. Os padroes da primeira categoria obtiveram o maior número de atendimentos (quatro, em oito), bem como de atendimentos parciais, ja os da segunda categoria obtiveram tres atendimentos. Os resultados mostraram, sobretudo, a qualidade da avaliação em relação à categoria utilidade e a premencia de se atentar para os padroes de adequação nos proximos relatorios de avaliação relativos ao Programa. As recomendações apontaram a necessidade de se dedicar atencao aos resultados desta meta-avaliação nas ocasioes em que se fizer a replicação da metodologia do estudo avaliativo junto a novos Editais do PIBID/IFRJ ou de outras instituicoes.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i20.828
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.