A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos

Armando Terribili Filho, Andreia Melanda Chirinea

Resumo


Pesquisa de campo realizada com dez professores que sao alunos em um curso de pos-graduação stricto sensu em Educação, que visa evidenciar a relevância de se ter criterios bem definidos na avaliação de provas. A pesquisa constitui-se na simulação criteriosa de uma prova realizada por dois alunos hipoteticos do ensino fundamental, que foi corrigida individualmente pelos professores. A primeira correcao foi efetuada com criterios individuais; para a segunda correcao, o grupo de professores discutiu e estabeleceu os criterios e efetuou nova correcao individual. Os resultados apontam significativas melhorias na avaliação, pois as distorcoes de notas atribuidas foram reduzidas. Todavia, os resultados ainda indicam que a avaliação exige uma reflexão critica de professores e coordenadores educacionais, nao somente quanto à correcao de provas, e sim, no processo de avaliação e de seus instrumentos, elaboração de questoes, evidenciando a importância do binômio “o que medir?” e “como medir?”.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i20.273



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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