Determinantes do Desempenho Academico na Area de Negocios
Resumo
Referências
ABEYSEKERA, I. Further evidence of critical thinking and final examination performance in advanced financial accounting. Accounting Education, (ahead-of-print), vol. 1, n. 18, 2009.
ANDRADE, E. C. Rankings em Educação: Tipos, Problemas, Informações e Mudanças: Análise dos Principais Rankings Oficiais Brasileiros. Estudos Econômicos, vol. 41, n. 2, p. 323-343, 2011.
ANNISETTE, M.; KIRKHAM L. M. The advantages of separateness explaining the unusual profession-university link in English Chartered Accountancy. Critical Perspectives on Accounting, vol. 18, p. 1-30, 2007.
BAIRD, K. M.; NARAYANAN, V. The effect of a change in teaching structure on student performance. Asian Review of Accounting, vol. 18, n. 2, p. 148-161, 2010.
BURRUS JR, R. T.; GRAHAM, J. E. Early Morning Classes and Finance Student Performance. Proceedings of the Financial Education Association. University of North Carolina Wilmington, 2009.
BYRNE, M., FLOOD, B. Examining the relationships among background variables and academic performance of first year accounting students at an Irish University. Journal of Accounting Education, vol. 26, n. 4, p. 202-212, 2008.
CAMPBELL, M. M. Motivational systems theory and the academic performance of college students. Journal of College Teaching & Learning, vol. 4, n. 7, p. 11-24, 2007.
COLEMAN, J. S. et al. Equality of education opportunity. Whashington, DC: GPO, 1966.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Exame de SuficiAancia: Uma Abordagem Histórica. Disponível em: http://50.97.105.38/~cfcor495/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/livro_ex_suf.pdf Acesso em: 17 de julho de 2013.
CORBUCCI, P. R. Desafios da educação superior e desenvolvimento no Brasil. IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, texto para discussão Nº1287, 2007. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4846 Acesso em: 19 de Julho de 2013.
CORNACCHIONE, E. B.; CUNHA, J. V. A.; DE LUCA, M. M. M.; OTT, E. O bom é meu, o ruim é seu: perspectivas da teoria da atribuição sobre o desempenho acadAamico de alunos da graduação em Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, vol. 21, n. 53, p. 1-24, 2010.
FERREIRA, A.; CRISA“STOMO, J. A influAancia do desempenho acadAamico na carreira profissional: Um estudo de caso em um curso de engenharia. Revista de Ensino em Engenharia, vol. 30, n. 1, p. 35-44, 2012.
FERREIRA, M. C.; ASSMAR, E. M. L.; OMAR, A. G.; DELGADO, H. H.; GONZALEZ, A. T.; SOUZA, M. A.; CISNE, M. C. F. Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México. Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 15, n. 3, p. 515-527, 2002.
GEARY, WILLIAM et al. Partnering with Practice: Staffing to Achieve Excellence. Accounting Education, vol. 25, n. 2, p. 199–213, 2010.
GLEWWE, P. W.; HANUSHEK, E. A.; HUMPAGE, S. D.; RAVINA, R. School resources and educational outcomes in developing countries: A review of the literature from 1990 to 2010. National Bureau of Economic Research (no. w17554), 2011.
HARMER, B. M. Teaching in a contextual vacuum: Lack of prior workplace knowledge as a barrier to sense making in the learning and teaching of business courses. Innovations in Education and Teaching International, vol. 46, n. 1, p. 41-50, 2009.
HEIDER, F. The Psychology of Interpersonal Relations. New York: Wiley, 1958.
KATSIKAS, E., PANAGIOTIDIS, T. Student status and academic performance: Accounting for the symptom of long duration of studies in Greece. Studies in Educational Evaluation, vol. 37, n. 2, p. 152-161, 2011.
KRIEG, R. G.; UYAR, B. Student performance in business and economics statistics: Does exam structure matter? Journal of Economics and Finance, vol. 25, n. 2, p. 229-241, 2001.
LAIRD, T. F. N.; SHOUP, R.; KUH, G. D. Proceedings from Annual Meeting of the Association for Institutional Research: Deep learning and college outcomes: Do fields of study differ. San Diego, CA, 2005.
LUCKESI, C. C. (2010). Verificação ou Avaliação: O que pratica a escola? Gestão do Currículo: Avaliação da Educação Pública. Governo do Estado do Ceará. 2010. Disponível em: http://www2.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_dir/download/avaliacao1.pdf Acesso em: 18 jul. 2013
MASASI N. J. How personal attribute affect students’ performance in Undergraduate Accounting Course. A Case of Adult Learner in Tanzania. International Journal of Academic Research in Accounting, Finance and Management Sciences, vol. 2, n. 2, p. 201-211, 2012.
MARSHALL, P. D.; DOMBROWSKI, R.; GARNER, M.; SMITH, K. The Accounting Education Gap. The CPA Journal, vol. 80, n. 6, p. 6-10, 2010.
MILEY, F. The storytelling project: innovating to engage students in their learning. Higher Education Research & Development, vol. 28, n. 4, p. 357-369, 2009.
MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. 2011. Tese de doutorado em Ciências Contábeis, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, FEA/USP, São Paulo, SP, Brasil.
MUNHOZ, A. M. H. Uma análise multidimensional da relação entre inteligAancia e desempenho acadAamico em universitários ingressantes. 2004. Tese de doutorado, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
NASCIMENTO P. A. School resources and student achievement: Worldwide findings and methodological issues. Educate Special Issue, p. 19-30, 2008.
NJOKU, J. C.; VAN DER HEIJDEN, B. I. J. M.; INANGA, E. L. Fusion of expertise among accounting faculty: towards an expertise model for academia in accounting. Critical Perspectives on Accounting, vol. 21, p. 51-62, 2010.
NYE, B.; KONSTANTOPOULOS, S.; HEDGES, L. V. How large are teacher effects? Educational Evaluation and Policy Analysis, vol. 26, n. 3, p. 237-257, 2004.
OAB – ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Disponível em: < http://www.oab.org.br/>. Acesso em: 19 julho 2013.
PIL, F. K.; LEANA, C. Applying organizational research to public school reform: The effects of teacher human and social capital on student performance. Academy of Management Journal, vol. 52, n. 6, p. 1101-1124, 2009.
RIVKIN, S. G.; HANUSHEK, E. A.; KAIN, J. F. Teachers, schools, and academic achievement. Econométrica, vol. 73, n. 2, p. 417-458, 2005.
ROMER, D. Do students go to class? Should they? The Journal of Economic Perspectives, vol. 7, n. 3, p. 167-174, 1993.
SANTOS, N. A. Determinantes do desempenho acadAamico dos cursos de ciAancias contábeis. 2011. Tese de doutorado em Ciências Contábeis, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, FEA/USP, São Paulo, SP, Brasil.
SANTOS, N. A.; CUNHA, J. V. A.; CORNACHIONE JUNIOR, E. B. Proceedings from IAAER / ANPCONT (3rd) International Accounting Congress: Análise do Desempenho do Curso de Ciências Contábeis do Estado de Minas Gerais no ENADE/2006. Sao Paulo, SP, 2009.
SOUZA, E. S. ENADE 2006: Determinantes do Desempenho dos cursos de Ciências Contábeis. 2008. Dissertação de mestrado, Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K., SILVERMAN, S. J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
TRAPNELL, JERRY E. et al. (2009). The Accounting Doctoral Shortage: Time for a New Model. Issues in Accounting Education, vol. 24, n. 4, p. 427–432, 2009.
VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor do ensino superior. 3. ed. São Paulo e Niterói: Xamã e Intertexto, 2009.
VASCONCELOS, L.. Economia da educação. In: Arvate, Paulo Roberto; Biderman, Ciro (orgs.). Economia do setor público no Brasil. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2004.
VOLPATO, G. Marcas de profissionais liberais que se tornaram professores-referAancia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 90, n. 225, p. 333-351, 2009.
WEINER, B.; KUKLA, A. An attributional analysis of achievement motivation. Journal of Personality and Social Psychology, vol. 15, n. 1, 1970.
WEINER, B. An attributional approach for educational psychology. Review of Research in Education, vol. 4, p. 179-209, 1976.
WEINER, B. An attribution theory of motivation and emotion. Series in Clinical & Community Psychology: Achievement, Stress, & Anxiety, 1982.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i20.264
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.