Determinantes do Desempenho Academico na Area de Negocios

Gilberto Jose Miranda, Karine Custodio da Silva Lemos, Allana Santos de Oliveira, Mônica Aparecida Ferreira

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar variaveis apresentadas na literatura que afetam o desempenho academico no Ensino Superior na area de Negocios. Para tanto, foi realizada uma revisao de artigos relativos ao tema. Inicialmente, foram levantados 228 artigos, dos quais 52 foram selecionados. As variaveis encontradas no estudo foram separadas em tres grupos: relacionadas ao corpo docente, relacionadas às instituicoes de ensino e relacionadas ao corpo discente. Como principais resultados, pode-se constatar que as variaveis relacionadas ao corpo discente sao as frequentes e que mais fortemente explicam o desempenho academico (status socio econômico, absenteismo, desempenho escolar anterior, conhecimento previo do conteúdo, area de especialização do discente, horas de estudo, motivação e tipo de aprendizagem). Em segundo lugar estao as variaveis relacionadas ao corpo docente (estrategia ou metodo de ensino, experiencia profissional do docente e credenciais profissionais).

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i20.264



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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