Caros leitores,
É um prazer iniciar mais um ano colaborando com a divulgação da produção científica de nosso país, assim como também de outras nações ao redor do globo.
A avaliação é uma área que está constantemente em progresso, revelando novas perspectivas e maneiras de enxergar a multidisciplinaridade acadêmica. Desta forma, é nosso dever auxiliar na disseminação dos estudos de forma que o conhecimento seja acessível a todos que o buscam.
Neste ano de 2025, selecionamos seis artigos para compor o primeiro número do volume 17, sendo dois deles em espanhol, do Peru e do Chile, e quatro em português, do Brasil e de Portugal.
Os autores peruanos Romero Vela, Ochoa Tataje, Ponce Yactayo e Cueva Vergara analisaram a “Violencia escolar en adolescentes de una institución educativa de secundaria en Perú” por meio de uma abordagem quantitativa com um projeto não experimental, descritivo e correlacional.
Em “Princípios e parâmetros para meta-avaliação de aspectos emancipatórios de autoavaliações institucionais na educação superior: uma avaliação de perspectiva democrático-subjetivista”, Oliveira e Rothen apresentam os princípios para a formulação de meta-avaliação com um estudo exploratório-descritivo, com o uso de uma análise documental e bibliográfica.
Orrego Martínez e Contreras Pérez expõem os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo a caracterização dos critérios de avaliação utilizados por alunos chilenos do Ensino Médio para julgar temas de educação cidadã no texto “Uso de criterios de evaluación en ciudadanía en estudiantes secundarios. Implicancias para el desarrollo de juicios autónomos en el marco del Nuevo Enfoque Curricular en Chile”.
Já Cerqueira e Paixão exploram, em “Usos indevidos dos resultados de avaliações: proposta de framework teórico”, o estado da arte sobre o uso indevido e o uso legítimo da avaliação com uma revisão sistemática.
Gomboeff e Passarelli, no penúltimo artigo deste número, intitulado “Devolutivas compartilhadas: ensino da produção de resumos acadêmicos”, analisam a devolutiva compartilhada e a sua contribuição com o ensino da escrita e a avaliação formativa dos resumos acadêmicos.
“INOValiar: lista consolidada de critérios de qualidade de questões de escolha múltipla na avaliação de aprendizagens”, de Padilla, de Almeida, Nascimento e Guerreiro, tem o foco voltado para a componente técnica da construção de questões de múltipla escolha de resposta única com uma lista de 18 critérios de qualidade derivados da literatura.
Assim, nos despedimos, desejando aos nossos leitores uma ótima e sempre instrutiva leitura.
Atenciosamente,
A Equipe Editorial da revista Meta: Avaliação.
Sumário
Estudos e Artigos
Sonia Lidia Romero Vela, Freddy Antonio Ochoa Tataje, Dora Lourdes Ponce Yactayo, Gloria Luz Cueva Vergara
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1-20
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Ivan dos Santos Oliveira, José Carlos Rothen
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21-48
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Rodolfo Ignacio Orrego Martínez, Gloria Alma Contreras Pérez
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49-72
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Anderson José Freitas de Cerqueira, Roberto Brazileiro Paixão
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73-98
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Ana Lucia Madsen Gomboeff, Lilian Maria Guiuro Passarelli
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99-121
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João Padilla, Marta Mateus de Almeida, Carla Nascimento, Mara Pereira Guerreiro
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122-139
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