Princípios e parâmetros para meta-avaliação de aspectos emancipatórios de autoavaliações institucionais na educação superior: uma avaliação de perspectiva democrático-subjetivista

Ivan dos Santos Oliveira, José Carlos Rothen

Resumo


O objetivo principal deste artigo é apresentar os princípios para a formulação de meta-avaliação de aspectos emancipatórios de autoavaliações institucionais em instituições de ensino superior. Quanto a sua natureza, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa e quanto ao tipo, enquadra-se como estudo exploratório-descritivo, com o uso da análise documental e bibliográfica. A partir das concepções da educação de viés crítico-transformador de Paulo Freire (1995, 2001, 2006) e da avaliação democrático-subjetivista de Dias Sobrinho (2003), foram elaborados 14 parâmetros, os quais são inter-relacionados, sendo 11 de mérito: Dialogicidade, Participação, Pluralidade, Negociação, Globalidade, Formatividade, Comparabilidade, Legitimidade, Identidade e Missão, Compromisso, Publicidade; e 3 de valor: Autoconhecimento, Potencialidade Crítico-Transformadora, Aplicabilidade ou Relevância. O arcabouço analítico-metodológico apresentado pode ser muito útil para o aperfeiçoamento da prática autoavaliativa e para tornar autoavaliações institucionais mais dialógicas, democráticas e participativas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v17i54.4431



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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