INOValiar: lista consolidada de critérios de qualidade de questões de escolha múltipla na avaliação de aprendizagens
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. Referenciais para os sistemas internos de garantia da qualidade nas instituições de ensino superior: adaptado aos ESG 2015: versão 1.2. Lisboa: A3ES, 2016.
BIGGS, J. Enhancing teaching through constructive alignment. Higher Education, Dordrecht, v. 32, p. 347-364, 1996. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00138871. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00138871. Acesso em: 15 mar. 2024.
BOLLELA, V. R.; BORGES, M. D. C.; TRONCON, L. E. A. Avaliação somativa de habilidades cognitivas: experiência envolvendo boas práticas para a elaboração de testes de múltipla escolha e a composição de exames. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 42, n. 4, p. 74-85, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20160065. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/9dnZCHRwdQKjFt7vH4DcR6n/?lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2025.
BREDON, G. Take-home tests in economics. Economic Analysis and Policy, Brisbane, v. 33, n. 1, p. 52-60, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0313-5926(03)50004-2. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0313592603500042?via%3Dihub. Acesso em: 15 mar. 2024.
BROWN, G. T. L.; ABDULNABI, H. H. A. Evaluating the quality of higher education instructor-constructed multiple-choice tests: impact on student grades. Frontiers in Education, Lausanne, v. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2017.00024. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2017.00024/full. Acesso em: 30 jan. 2025.
BRYAN, C.; CLEGG, K. (ed.). Innovative assessment in higher education. Abingdon: Routledge, 2006.
CATANZANO, T.; JORDAN, S. G.; LEWIS, P. J. Great question! The art and science of crafting high-quality multiple-choice questions. Journal of the American College of Radiology, Reston, v. 19, n. 6, p. 687-692, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jacr.2022.01.016. Disponível em: https://www.jacr.org/article/S1546-1440(22)00171-5/abstract. Acesso em: 15 mar. 2024.
COUGHLIN, P. A.; FEATHERSTONE, C. R. How to write a high quality multiple choice question (MCQ): a guide for clinicians. European Journal of Vascular and Endovascular Surgery, Bègles, v. 54, n. 5, p. 654-658, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejvs.2017.07.012. Disponível em: https://www.ejves.com/article/S1078-5884(17)30445-8/fulltext. Acesso em: 16 jun. 2024.
DELL, K. A.; WANTUCH, G. A. How-to-guide for writing multiple choice questions for the pharmacy instructor. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 137-144, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2016.08.036. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1877129715300575?via%3Dihub. Acesso em: 30 jan. 2025.
DOWNING, S. M. The effects of violating standard item writing principles on tests and students: the consequences of using flawed test items on achievement examinations in medical education. Advances in Health Sciences Education: Theory and Practice, Dordrecht, v. 10, p. 133-143, 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/s10459-004-4019-5. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10459-004-4019-5. Acesso em: 15 mar. 2024.
FAYYAZ KHAN, H.; FAROOQ DANISH, K.; SAEED AWAN, A.; ANWAR, M. Identification of technical item flaws leads to improvement of the quality of single best Multiple Choice questions. Pakistan Journal of Medical Sciences, Karachi, v. 29, n. 3, p. 715-718, 2013. DOI: https://doi.org/10.12669/pjms.293.2993. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3809311/. Acesso em: 30 jan. 2025.
FERNANDES, D. Avaliação das aprendizagens: uma agenda, muitos desafios. Lisboa: Texto Editora, 2004.
FERNANDES, D. Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In: ORTIGÃO, M. I. R.; FERNANDES, D.; PEREIRA, T. V.; SANTOS, L. (org.). Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2019. p. 139-164.
FERNANDES, D.; BORRALHO, A.; BARREIRA, C.; MONTEIRO, A.; CATANI, D.; CUNHA, E.; ALVES, M. P. (ed.). Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspectiva. Curitiba: EDUCA, 2014.
FERNANDES, D.; FIALHO, N. Dez anos de práticas de avaliação das aprendizagens no ensino superior: uma síntese da literatura (2000-2009). In: LEITE, C.; ZABALZA, M. (coord.). Ensino superior: inovação e qualidade na docência. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2012. p. 3693-3707.
FERNANDES, S. R. G.; MACHADO, E. A.; ABELHA, M. Student assessment in higher education: a review of thesis carried out in portuguese public universities. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 46, 2023. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v15i46.3844. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3844. Acesso em: 15 mar. 2024.
GUPTA, V.; WILLIAMS, E. R.; WADHWA, R. Multiple-choice tests: a-z in best writing practices. Psychiatric Clinics of North America, Filadélfia, v. 44, n. 2, p. 249-261, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psc.2021.03.008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0193953X21000137?via%3Dihub. Acesso em: 30 jan. 2025.
HATTIE, J. A. C.; DONOGHUE, G. M. Learning strategies: a synthesis and conceptual model. npj Science of Learning, Londres, v. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.1038/npjscilearn.2016.13. Disponível em: https://www.nature.com/articles/npjscilearn201613. Acesso em: 16 jun. 2024.
KELLAGHAN, T.; MADAUS, G. F. Outcome evaluation. In: STUFFLEBEAM, D. L.; MADAUS, G. F.; KELLAGHAN, T. (ed.). Evaluation models: viewpoints on educational and human services evaluation. Dordrecht: Springer, 2000. p. 97-112.
MORGADO, V. et al. Análise estrutural dos exames de ingresso nos internatos complementares de 1994 a 1996. Acta Médica Portuguesa, Lisboa, v. 10, n. 5, p. 387-390, 1997. DOI: https://doi.org/10.20344/amp.2427. Disponível em: https://doaj.org/article/caef5178aa5d4795b265262fbc02a0ff. Acesso em: 30 jan. 2025.
NATIONAL BOARD OF MEDICAL EXAMINERS. Constructing written test questions for the health sciences. 6 ed. Filadélfia: National Board of Medical Examiners, 2021.
NEDEAU-CAYO, R.; LAUGHLIN, D.; RUS, L.; HALL, J. Assessment of item-writing flaws in multiple-choice questions. Journal for Nurses in Professional Development, Filadélfia, v. 29, n. 2, p. 52-57, 2013. DOI: https://doi.org/10.1097/NND.0b013e318286c2f1. Disponível em: https://journals.lww.com/jnsdonline/abstract/2013/03000/assessment_of_item_writing_flaws_in.2.aspx. Acesso em: 15 mar. 2024.
PAIS, J.; SILVA, A.; GUIMARÃES, B.; POVO, A.; COELHO, E.; SILVA-PEREIRA, F.; LOURINHO, I.; FERREIRA, M. A.; SEVERO, M. Do item-writing flaws reduce examinations psychometric quality? BMC research notes, Londres, v. 9, 2016. DOI: https://doi.org/10.1186/s13104-016-2202-4. Disponível em: https://bmcresnotes.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13104-016-2202-4. Acesso em: 16 jun. 2024.
SALIH, K.; JIBO, A.; ISHAQ, M.; KHAN, S.; MOHAMMED, O. A.; AL-SHAHRANI, A. M.; ABBAS, M. Psychometric analysis of multiple-choice questions in an innovative curriculum in Kingdom of Saudi Arabia. Journal of Family Medicine and Primary Care, Mumbai, v. 9, n. 7, p. 3663-3668, 2020. DOI: https://doi.org/10.4103/jfmpc.jfmpc_358_20. Disponível em: https://journals.lww.com/jfmpc/Fulltext/2020/09070/Psychometric_analysis_of_multiple_choice_questions.84.aspx. Acesso em: 30 jan. 2025.
SANTOS, L. Reflexões em torno da avaliação pedagógica. In: ORTIGÃO, M. I. R.; FERNANDES, D.; PEREIRA, T. V.; SANTOS, L. (org.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2019. p. 165-190.
SANTOS, L.; PINTO, J. Ensino de conteúdos escolares: a avaliação como fator estruturante. In: VEIGA, F. H. (coord.). O ensino como fator de envolvimento numa escola para todos. Lisboa: Climepsi Editores, 2018. p. 503-539.
SCRIVEN, M. Evalution ideologies. In: STUFFLEBEAM, D. L.; MADAUS, G. F.; KELLAGHAN, T. (org.). Evaluation models: viewpoints on educational and human services evaluation. 2 ed. Dordrecht: Kluwer, 2000. p. 249-278.
SMITH, L. S. How to write better multiple-choice questions. Nursing, Filadélfia, v. 48, n. 11, p. 14-17, 2018. DOI: https://doi.org/10.1097/01.NURSE.0000546471.79886.85. Disponível em: https://journals.lww.com/nursing/citation/2018/11000/how_to_write_better_multiple_choice_questions.4.aspx. Acesso em: 15 mar. 2024.
TARRANT, M.; WARE, J. Impact of item-writing flaws in multiple-choice questions on student achievement in high-stakes nursing assessments. Medical Education, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 198-206, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2007.02957.x. Disponível em: https://asmepublications.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2923.2007.02957.x. Acesso em: 16 jun. 2024.
TAVAKOL, M.; DENNICK, R. Post-examination analysis of objective tests. Medical Teacher, Milton Park, v. 33, n. 6, p. 447-458, 2011. DOI: https://doi.org/10.3109/0142159X.2011.564682. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/0142159X.2011.564682. Acesso em: 30 jan. 2025.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v17i54.5021
Direitos autorais 2025 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.