Devolutivas compartilhadas: ensino da produção de resumos acadêmicos

Ana Lucia Madsen Gomboeff, Lilian Maria Guiuro Passarelli

Resumo


Este artigo objetiva analisar se e como a devolutiva compartilhada contribui com o ensino da escrita e a avaliação formativa dos resumos acadêmicos. O sociointeracionismo, a educação linguística, a escrita processual, a devolutiva compartilhada e o resumo acadêmico são aportes teóricos. Os dados foram produzidos com questionário no qual 27 mestrandos avaliam uma disciplina que utiliza devolutiva compartilhada para trabalhar, entre outros conteúdos, resumos acadêmicos. A análise teve inspiração no procedimento metodológico denominado Análise de Prosa. Os resultados revelam que as devolutivas compartilhadas contribuem para o ensino e a avaliação formativa dos resumos acadêmicos pela aprendizagem das características linguístico-discursivas e estruturais desse gênero textual e por fornecer informações referentes ao que os mestrandos precisam melhorar no seu processo de escrita.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, N. 45, p. 66-71, maio 1983. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1491. Acesso em: 1 mar. 2025.

ANDRÉ, Μ. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livros, 2005.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BLACK, P.; HARRISON, C.; LEE, C. S.; MARSHAL, B.; WILIAM, D. Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 8, n. 13 p. 153-183, jul./dez. 2018. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445/429. Acesso em: 5 abr. 2023.

CAETANO OLIVEIRA, M. de C. A produção de resumos acadêmicos: um estudo preliminar sobre a usabilidade do software “AutorIA - meu resumo”. Fólio: Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 12, n. 1, jan./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22481/folio.v12i1.6728. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342723509_A_PRODUCAO_DE_RESUMOS_ACADEMICOS_UM_ESTUDO_PRELIMINAR_SOBRE_A_USABILIDADE_DO_SOFTWARE_AutorIA_-_MEU_RESUMO. Acesso em: 7 abr. 2023.

COLELLO, S. de M. G. A escola que (não) ensina a escrever. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v.19, n. 2, p. 21-50, 2006. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200003&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 18 abr. 2024.

FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, p. 347-372, set./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.18222/eae194120082065. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1454/1454.pdf . Acesso em: 19 abr. 2024.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

HAYES, J. R.; FLOWER, L. Identifying the organization of writing processes. In: Gregg, L. W.; STEINBERG, E. R. (ed.). Cognitive processes in writing. Lawrence: Erlbaum, 1980, p. 15-21.

LARROSA, J. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 28, n. 2, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25643 . Acesso em: 17 abr. 2024.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PASSARELLI, L. M. G. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Cortez, 2012.

PASSARELLI, L. G. Educação linguística ao ritmo deste tempo cultural acelerado: ler e escrever para interagir na vida em sociedade. In: LIBERALI, F. C.; MEGALE, A. (org.). Alfabetização, letramento e multiletramentos em tempos de resistência. Campinas, SP: Pontes, 2019. p. 75-86.

PASSARELLI, L. M. G. A indissociável inter-relação entre aprendizagem, ensino e avaliação na formação de formadores: o papel da devolutiva compartilhada. In: LOSADA, I. H.; DÍAZ, A. S. (coord.). Desarrollo y multidisciplinariedade para la formación de los futuros docentes. Madri: Arco/Libros-La Muralla, 2022. p. 113-137.

PASSARELLI, L. M. G.; GOMBOEFF, A. L. M. Os processos de elaboração de textos acadêmicos e as devolutivas compartilhadas. In: LOSADA, I. H.; OSUNA, J. E. A. (coord.). Innovación educativa y formación docente. Madri: Editorial Dykinson, 2023. p. 283-291.

PASSARELLI, L. G.; GIMENES, N. A. S.; GOMBOEFF, A. L. M. Uso da rubrica no ensino da produção de resumos acadêmicos: experiência e proposição. In: MARQUESINI, S. C.; PASSARELLI, L. M. G.; AGUIAR, A. P. S.; RODRIGUES, M. G. S.; VALLEJO, A. S. V.; DÍAZ, A. S. Educação, texto e discurso: interfaces na formação de professores. Campinas: Pontes, 2024. p. 239-254.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

TEIS, D. T; TEIS, M. A. A abordagem qualitativa: a leitura no campo de pesquisa. Biblioteca on-line de ciências da comunicação, Covilhã, 2006. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/teis-denize-abordagem-qualitativa.pdf. Acesso: 1 mar. 2025.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v17i54.4910



Direitos autorais 2025 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.