Caros leitores,
O primeiro volume da revista Meta: Avaliação deste ano nos brinda com uma coletânea de artigos em três línguas diferentes: sete em português, um em espanhol e um em inglês, além de temas variados, como educação, ensino, gestão e psicologia. Os nove artigos aqui apresentados foram selecionados para abrir o volume de número 16 deste periódico que, em 2024, completa 15 anos.
Abrangendo quatro regiões de nosso país, os textos escritos são originários dos estados do Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além de países como Espanha, Portugal e Chile, afirmando mais uma vez o alcance internacional deste periódico.
O primeiro artigo, “Avaliação do ensino: um instrumento na gestão da permanência escolar na educação profissional e tecnológica”, escrito pelos autores Costa, Santos e da Silva, analisa e relaciona a avaliação do ensino com a permanência escolar. Por meio de uma pesquisa qualitativa, os autores elaboraram um instrumento educacional voltado para a educação profissionalizante, instrumento que poderá ser utilizado por outras instituições que ofereçam esta modalidade de educação e tenham necessidade de traçar estratégias voltadas para a permanência dos alunos nas escolas.
Em “Avaliação dos métodos e instrumentos de pesquisa qualiquantitativa por meio de análise multidimensional da aplicação-piloto”, Mendonça, Rondini e Lobo, com o intuito de conhecer o perfil de universitários vencedores de medalhas em olimpíadas científicas, utilizam o piloto - recurso metodológico - para avaliar a pesquisa qualiquantitativa.
Pérez e Campos discorrem sobre os graduados de diferentes universidades regionais do Chile na área da pedagogia em “Formación inicial docente: análisis de los perfiles de egreso de universidades regionales”. Por meio de um instrumento baseado nas principais políticas educacionais do país, a semelhança entre os perfis dos graduados com as políticas de formação inicial docente é avaliada.
No quarto texto, “Programa Ler e Escrever: a avaliação dos professores da rede estadual de São Carlos-SP sobre suas implicações para a prática docente”, da Silva e Ramos utilizam as normas elaboradas por Kuenzer (1998) para compreender a percepção docente paulista acerca do Programa Ler e Escrever.
Em “Avaliação por rubricas no ensino superior: um levantamento bibliográfico”, Augusto e Zanotto, buscando mostrar as diversas utilidades da rubrica, optam por realizar uma revisão da literatura, incluindo discussões e percepções de outros autores, levando-nos a considerar que esta ferramenta pode ser importante não só para os docentes, como também para os discentes.
Levando-nos a aprofundar o conhecimento neste tema, Coelho aborda o potencial de usabilidade da rubrica focado no ensino e aprendizagem de línguas em “Avaliação socioformativa no ensino e aprendizagem de línguas: potencializando o uso de rubricas”. Com uma abordagem qualitativa, o estudo realiza uma busca por instrumentos avaliativos que podem impulsionar uma nova forma de avaliação.
Alves e Pozo, em “Teorias implícitas de professores universitários de cursos de formação docente sobre avaliação da aprendizagem”, nos fazem refletir sobre as concepções dos docentes a respeito da avaliação da aprendizagem, baseando-se nas teorias implícitas sobre ensino e aprendizagem como referencial teórico. Os professores, atuantes no estado da Bahia, participaram de entrevistas semiestruturadas e tiveram suas respostas organizadas em categorias, o que demonstrou uma convergência com outros estudos acerca do mesmo assunto.
No penúltimo texto deste número, as “Práticas avaliativas na educação superior e o Ensino Remoto Emergencial” trazem reflexões quanto à estratégia educacional adotada durante a pandemia, e envolvem estudantes do curso de Pedagogia como os avaliados. Soares, de Menezes e dos Santos coletam dados por meio de um questionário on-line, que revela mudanças nas práticas avaliativas presenciais para as remotas e o uso de instrumentos já utilizados em situações tradicionais.
Bonamigo, Werner e de Oliveira fecham esta edição com o artigo “Toward lean service 5.0: evaluation of future perspectives and trends”, no qual o objetivo é avaliar, do ponto de vista gerencial, como a metodologia Lean Services 5.0 pode otimizar e melhorar os processos gerenciais dentro de uma organização. Para isso, a literatura atual foi mapeada e a estrutura LS5.0 PPT foi desenvolvida, identificando 12 princípios capazes de oferecer melhoria contínua dentro deste processo.
Desejamos a todos uma boa e proveitosa leitura!
Atenciosamente,
A Equipe Editorial da revista Meta: Avaliação.
Sumário
Estudos e Artigos
Denise Pires de Oliveira Costa, Lindemberg da Silva Santos, Assis Leão da Silva
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1-26
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Adriana Vazzoler-Mendonça, Carina Alexandra Rondini, Cristina Costa-Lobo
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27-47
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Jessica Carmen Medina Pérez, José Alejandro González Campos
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48-68
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Letícia Laís da Silva, Géssica Priscila Ramos
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69-82
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Thiago de Assis Augusto, Maria Angélica do Carmo Zanotto
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83-109
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Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
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110-131
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Iron Pedreira Alves, Juan Ignacio Pozo
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132-155
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Rayana Beatriz do Nascimento Soares, Sarah Maria Romualdo de Menezes, Ana Lúcia Felix dos Santos
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156-179
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Andrei Bonamigo, Steffan Macali Werner, Mayara Silvestre de Oliveira
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180-210
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