Programa Ler e Escrever: a avaliação dos professores da rede estadual de São Carlos-SP sobre suas implicações para a prática docente

Letícia Laís da Silva, Géssica Priscila Ramos

Resumo


Este artigo visou compreender a avaliação docente sobre o Programa Ler e Escrever e suas implicações para seu trabalho, propondo o problema: qual é a avaliação do docente sobre o Programa “Ler e escrever” em seu trabalho? Utilizou-se os preceitos elaborados por Kuenzer (1998), elaborando categorias de análise de conteúdo; nesse contexto, houve a devolutiva de vinte e quatro professores participantes. Os docentes reconhecem os materiais do Programa Ler e Escrever como uma ferramenta relevante para atuar nas escolas estaduais; não obstante, entendem que eles propõem atividades ineficientes para a alfabetização e apresentam sequências descontextualizadas com as suas realidades. Os professores interpretaram que cada realidade possui diversas necessidades que vão além do modelo de trabalho pedagógico prescrito no programa.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i50.4218



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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