v. 11, n. 33 (2019)

Revista Meta: Avaliação Set./Dez.

A Revista Meta: Avaliação traz em seu número 33, volume 11, 10 artigos selecionados por avaliadores em função do seu atendimento ao escopo da revista. Tais artigos abordam temas distintos, se utilizam de metodologias avaliativas bem explicitadas e traduzem a perspectiva multidisciplinar que caracteriza o periódico. Os seis primeiros artigos abordam a avaliação no contexto da Educação Básica. 

À luz do contexto educacional do Equador, os autores Pavo; Chávez; Rubiano e Rodríguez conduzem um estudo sobre o alinhamento entre as avaliações padronizadas Ser Bachiller com o currículo dos níveis de escolaridade obrigatória, em particular nas áreas de Linguagem e Literatura e Matemática. O trabalho, de título: Estudo do Alinhamento do Currículo de Língua e Literatura e Matemática com os Testes Ser Bachiller, Equador, levanta reflexões, dentre as quais se destaca o questionamento se os testes incidem sobre conteúdos trabalhados na sala de aula com vista a preparar os estudantes exclusivamente para a avaliação externa.

Confirmando a diversidade dos contextos escolares representados nesta edição, Oliveira; Moreira; Agostinho e Veiga, no artigo de título: MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no Ensino Básico Português, partem do contexto do ensino básico de português para validar um instrumento de avaliação da qualidade da escrita de crianças do 1º ciclo de cinco escolas públicas da região metropolitana de Lisboa. Com base na análise de textos narrativos aplicados em sala de aula, o estudo corrobora a Medida de Avaliação da Composição Escrita (MACE) como instrumento útil na perspectiva funcional da aprendizagem.

Ainda considerando o contexto português de ensino, no artigo O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria, Marinho e Leite partem da perspectiva da gestão escolar na tomada de decisão sobre a avaliação dos alunos. Com o objetivo de compreender os papéis e funções desempenhados pelos órgãos de gestão escolares, no que tange ao uso da avaliação para tomada de decisão, os autores realizam a análise de discursos de determinados agentes escolares. Os dados analisados versam sobre a problemática da burocracia, tema caro ao debate sobre gestão escolar.

Na continuidade, Souza e Ferrarotto apresentam o artigo Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal, que objetivou comparar os resultados das escolas municipais na avaliação de larga escala da própria rede - Prova São Paulo – com os obtidos na Prova Brasil, no período 2007 a 2012. Utilizando o método quantitativo, foram comparadas as médias dos alunos de 5º e 9º ano e verificadas discrepâncias entre os resultados obtidos pelas escolas em ambas as provas. Os autores concluíram que as avaliações de larga escala são importantes, mas precisam ser meta-avaliadas.

No artigo: Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-Ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo, Vieira; Storino e Orlando Filho, objetivaram meta-avaliar o Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer, produzido por alunos do curso de pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os autores utilizaram os padrões definidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation para tecer as comparações e concluíram que o Relatório cumpriu sua finalidade e atendeu às expectativas dos stakeholders.

Fechando esta parte que aborda a questão da avaliação na Educação Básica, no artigo Trajetórias Escolares de “sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas, os autores Fritsche e Vitelli tratam do perfil e das características de estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas do Sul do Brasil, com vistas a avaliar fatores que potencializaram o “sucesso” de suas trajetórias escolares.  As evidências descritas na pesquisa buscam iluminar alguns aspectos relevantes para o debate sobre como políticas públicas podem dirimir obstáculos enfrentados por estudantes do ensino médio.

No campo do Ensino Superior, no artigo: Diagnóstico Institucional da Universidade Federal da Paraíba a partir da Análise SWOT, os autores, Cavalcanti e Guerra, buscaram avaliar, com apoio da ferramenta SWOT, o Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Usando uma metodologia de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, constataram que a finalidade básica do diagnóstico institucional é o estabelecimento permanente de relações entre as diretrizes e metas do PDI e a realidade da instituição, para garantir a qualidade da oferta da educação superior.

Ainda abordando a Educação Superior, os autores Adán Salas-Rueda; Patricia Salas-Rueda e David Salas-Rueda realizaram uma avaliação quantitativa sobre a percepção de alunos, de uma universidade mexicana, em relação ao uso do You Tube para fins educacionais. Os resultados deste trabalho, Valoración de los Alumnos sobre la Utilidad de YouTube en el Campo Educativo por Medio de la Ciencia de Datos y el Aprendizaje Automático, indicam que esta ferramenta, como meio de comunicação e interação, facilicta o processo educativo.

Concluindo este bloco de artigos relacionados à Educação Superior, selecionou-se o trabalho: A Eficiência do Financiamento nas Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras nos Períodos 1995-2009. Nele, os autores Cruz; Soares de Mello e Rama, buscaram avaliar a eficiência das instituições federais de educação superior (IFES), entre 1995 a 2009, em função do financiamento recebido por dois governos com estratégias diferentes para atender o aumento de demanda pela educação superior. Os resultados obtidos revelam a alternância entre eficiência e ineficiência, e o alcance paulatino da eficiência. 

Finalmente, discutindo a avaliação área da educação profissional, os autores Korb; Andrade e Freire, fazem um levantamento de experiências que utilizaram a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na avaliação da educação profissional e tecnológica. No trabalho, de título: A Teoria de Resposta ao Item Aplicada em Avaliações da Educação Profissional e Tecnológica: uma revisão sistemática da literatura, foi usada a metodologia de Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que selecionou cinco artigos para o estudo aprofundado. Entre os resultados, os autores ressaltam a necessidade de construção de instrumentos avaliativos para aferir as competências profissionais.

Sumário

Estudos e Artigos

Miguel Ángel Herrera Pavo, Janneth Fernanda Figueroa Chávez, Hilda Carolina Díaz Rubiano, José Daniel Espinosa Rodríguez
539-568
Sofia Oliveira, Janete Silva Moreira, Ana Lúcia Agostinho, Ana Margarida Veiga Simão
PDF
569-588
Paulo Marinho, Carlinda Leite, Preciosa Fernandes
PDF
589-610
Mauricio de Sousa, Luana Ferrarotto
PDF
611-637
Roberto Vieira, Ricardo Storino, Ovidio Orlando Filho
PDF
638-663
Rosangela Fritsch, Ricardo Ferreira Vitelli
PDF
664-693
Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria das Gracas Goncalves Vieira Guerra
PDF
694-718
Ricardo-Adán Salas-Rueda, Érika-Patricia Salas-Rueda, Rodrigo-David Salas-Rueda
719-746
Solange Roza Cruz, João Carlos Correia Soares de Mello, Claudio Rama
PDF
747-772
Thiago Korb, Dalton Francisco de Andrade, Patrícia de Sá Freire
PDF
773-792