Caro leitor,
A terceira edição especial da revista Meta: Avaliação traz uma coletânea de oito artigos que abordam os diversos métodos e ferramentas lean healthcare, implementadas por meio do fornecimento de informações úteis aos decisores organizacionais de unidades de saúde, no sentido de auxiliá-los na tomada de decisões racionais. Baseado em uma filosofia de gestão inicialmente utilizada em indústrias, o lean, com a finalidade de melhorar e potencializar processos e seus resultados, ganhou espaço em inúmeros setores nas últimas décadas. Os textos aqui apresentados foram produzidos por docentes e discentes da Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Fundação Euclides da Cunha (FEC).
O primeiro artigo deste volume, intitulado “Evaluation of the application of continuous improvement based on the Kaizen concept in Emergency Healthcare Units”, avaliou a aplicação do método kaizen, termo em japonês que significa “melhoria”, em Unidades de Pronto Atendimento no Brasil.
Na sequência, Bonamigo, Bernardes, Conrado e Pereira relacionam alguns desafios enfrentados no setor da saúde, como a alta demanda, a qualidade dos serviços prestados e os recursos disponíveis para tais atividades, como a abordagem Toyota Kata, conjunto de métodos focados em gestão que se originou no sistema de produção da Toyota. Buscando um maior aprofundamento, o tema também é discutido no terceiro texto desta coletânea, “Lean Healthcare: evaluation of Single-Minute Exchange of Die and Toyota Kata applied in Brazilian Emergency Care Units”, e introduz a metodologia de Troca Rápida de Ferramentas para reduzir o desperdício e melhorar a eficiência dos processos.
Representado por uma sigla, DMAIC (do inglês define, measure, analyze, improve e control), este ciclo é uma das ferramentas que conduz a abordagem lean six sigma. Voltada para a assistência à saúde, é capaz de reduzir o tempo de permanência nos serviços e aumentar a satisfação dos pacientes, como exemplificado no artigo “DMAIC in improving patient care processes: evaluation based on a systematic review from the perspective of Lean Six Sigma in healthcare”.
Por meio da mineração de dados, Chaves, Rodrigues, Santos e Bouguignon identificaram problemas similares nas oito unidades de serviços emergenciais avaliadas ao redor do país, implementando melhorias, depois, por meio do projeto lean healthcare.
“HFMEA-FUZZY: evaluation of the main lean wastes in an Emergency Care Unit (ECU) in Rio de Janeiro” explora os desperdícios e seus processos críticos em uma Unidade de Pronto Atendimento no estado do Rio de Janeiro, elencando os mais frequentes e sugerindo mudanças para o cenário atual.
No penúltimo texto desta edição, 48 artigos publicados sobre o uso das ferramentas lean foram revisados com o intuito de comparar os resultados atuais com os anteriores, destacando os itens não abordados previamente.
Intitulado “Teoria das Filas: avanços, aplicações e reavaliações dos processos de gestão de serviços de saúde - uma análise bibliométrica”, o texto fecha este volume com uma revisão bibliográfica de 314 trabalhos, realizados entre 2014 e 2020, analisando as contribuições da Teoria das Filas na gestão da saúde.
Boa leitura!
Equipe editorial da revista Meta: Avaliação.
Sumário
Estudos e Artigos
Ana Carolina Zeferino, Gabriel Nascimento Santos, Thais Lessa Queiroz, José Ricardo Souza Ramos
|
1-22
|
Andrei Bonamigo, Patricia Mendonça Maia Bernardes, Luiz Felipe Conrado, Newton Narciso Pereira
|
23-51
|
Andrei Bonamigo, Patricia Mendonça Maia Bernardes, Luiz Felipe Conrado, Danielly Borges da Silva
|
52-74
|
Milena Estanislau Diniz Mansur dos Reis, Melissa Felix de Abreu, Cauê Ramos Campos, Flavia Silva de Souza
|
75-112
|
Sandra Maria do Amaral Chaves, Luiz Eduardo de Morais Rodrigues, Alexandre Beraldi Santos, Saulo Cabral Bouguignon
|
113-136
|
Harvey José Santos Ribeiro Cosenza, Nilra do Amaral Mendes Silva, Maria do Carmo de Figueiredo Cisne, Ana Carolina Sanches Zeferino
|
137-167
|
Laryssa Carvalho de Amaral, Helder Gomes Costa, Ovidio Orlando Filho, Robisom Damasceno Calado
|
168-198
|
Alexandre Beraldi Santos, Ovidio Orlando Filho, Juliane Copiano Calado, Janaisa Gomes Dias de Oliveira
|
199-228
|