v. 9, n. 27 (2017)

Revista Meta: Avaliação Set./Dez.

O número de dezembro de 2017 da Revista Meta: Avaliação contem interessantes artigos sobre a area da educação no nivel de pós-graduação e de ensino medio, e ainda as areas social, da saúde e da Psicologia. Mantem, assim, uma característica diversificada de temas que se valem da avaliacao e reveste a publicação com a interdisciplinaridade que marca a avaliacao.

Tomando por base a recomendacao da CAPES em relação à composição do corpo docente de programas de pós-graduação de natureza interdisciplinar, Viggiani, Calabro e Souza analisam programas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na area de Ensino, e revelam as diferenças encontradas, por meio da produção de orientadores que atuam em mais de um programa.

Ao considerar a avaliacao da producao academica em cursos de pos-graduacao como um dos criterios importantes para o desenvolvimento de politicas de fomento pelo Ministerio da Educacao, Reis, Constant e Soares de Mello, da Universidade Federal Fluminense, aplicam modelo DEA e indice h, especificos para efetivar o estudo, propondo uma nova metodologia para esta avaliacao.

Passando ao nivel de pos-graduacao lato sensu em instituicao de ensino superior em Santa Catarina, Gambirage, Bohn, Hein, Silva e Domingues buscaram identificar quais os elementos que se associam à satisfacao de estudantes dos cursos oferecidos, e que podem sinalizar, aos gestores, aprovacao ou mudancas.

No nivel medio de ensino, Feldhues abordou a literacia historica como criterio para orientar o ensino da materia Historia e, por conseguinte, ser possivelmente integrado às questoes formuladas para o ENEM, que avaliariam o possivel desenvolvimento da consciencia historica dos participantes.

Da Zambezia, Africa, o proximo artigo, de Deixa, Diniz, Chicote e Finiasse procura avaliar as concepcoes de professores secundarios sobre as Avaliacoes Provinciais de Matematica, circulando em diferentes contextos de ensino e regioes daquele pais.

Na area de projetos sociais, Monteiro, Silva e Elliot aplicaram diretrizes voltadas a America Latina e Caribe para meta-avaliar um projeto desenvolvido em Portugal. Alem de indicarem o merito e impacto do projeto, ficou evidente a aplicabilidade, em contexto europeu, das diretrizes dirigidas a paises latino americanos e caribenhos.

Na area da saúde, Silva utiliza dados da Pesquisa Nacional de Saúde, de 2013, voltando-se para avaliar fatores que afetaram a demanda e o acesso à saúde, por parte da populacao, tema relevante e sempre em pauta por tratar de politica pública na referida area.

Hartmann Junior e Medeiros, na area da Psicologia Positiva, trazem como colaboracao escalas utilizadas para a avaliacao da resiliencia, uma necessidade para obter-se resultados confiaveis que e atendida por bons instrumentos avaliativos.

 

Sumário

Estudos e Artigos

Eloisa Viggiani, Luciana Calabro, Diogo Onofre Gomes Souza
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387-407
Juliana de Castro Reis, Renata dos Santos Constant, Joao Carlos Correia Baptista Soares de Mello
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408-432
Cinara Gambirage, Ana Celia Bohn, Nelson Hein, Jaison Caetano da Silva, Maria Jose Carvalho de Souza Domingues
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433-463
Paulo Raphael Feldhues
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464-483
Geraldo Deixa, Emidio Diniz, Rosalino Chicote, Joao Raimundo Finiasse
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484-502
Claudia do Rego Monteiro, Leticia Ester Cruz da Silva, Ligia Gomes Elliot
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503-531
Jaqueline Damasceno Silva
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532-560
Jose Antônio Spencer Hartmann Junior, Antônio Gabriel Araújo Pimentel de Medeiros
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561-578